VRSA tem programa cultural para Agosto com «dezenas de sugestões»

João Frade é um dos artistas que sobe ao palco no “Guadiana Jazz”

Moullinex atua no ciclo “Sons no Jardim”

Da música às tradições, do cinema ao teatro, passando ainda pelos mercados e atividades para os mais novos – será assim a agenda cultural do Município de Vila Real de Santo António durante o mês de Agosto.

A Câmara Municipal preparou, para o «mês de excelência das férias de Verão», uma programação «diversificada e com atividades para todos os públicos e idades».

A autarquia vila-realense realça que «num mês em que o concelho é procurado por milhares de visitantes, há dezenas de sugestões».

Durante os meses de Verão, o “Cinema na Rua” traz a sétima arte às três freguesias do concelho de Vila Real de Santo António, apresentando grandes filmes num cenário natural. Com entrada livre, as sessões têm lugar na Avenida da República (Vila Real de Santo António), na Praceta Casablanca (Monte Gordo) e no antigo cemitério de Cacela Velha, sempre às 21h30.

Uma das novidades de 2022 é o ciclo “Sons no Jardim”, iniciativa que apresenta em Vila Real de Santo António «o melhor da nova música portuguesa».

O Município de VRSA promete «três noites de animação, num ambiente único, frente ao rio Guadiana, onde o jardim da cidade se transformará, a partir das 22h00, na pista de dança das noites de Verão ao som de Moullinex (5 de Agosto), Sitah Faya x Spock (19 de Agosto) e Fogo Fogo (27 de Agosto)».

Também o ciclo de concertos “Clássica em Cacela” regressa nos dias 7, 11, 18 e 19 de Agosto, às 21h30, com espetáculos intimistas realizados em lugares de interesse patrimonial.

Nesta 11ª edição, a “Clássica” traz dois concertos à igreja de Cacela Velha e dois concertos à Ermida de Santa Rita, sob o tema Século XX.

Em Cacela Velha, subirão ao palco Pedro Ribeiro Rodrigues (guitarra) e Isabel Vaz (violoncelo), no dia 7 Agosto, e Rui Mourinho (guitarra) e João Lourenço (flauta transversal), no dia 11 Agosto. Já a Ermida de Santa Rita recebe Teresa Matias (flauta de bisel) nos dias 18 e 19 de Agosto.

Também em Agosto, o “Guadiana Jazz” está de volta ao jardim da Avenida da República para animar os finais de tarde de domingo, a partir das 19h00.

«Num ambiente descontraído, onde o rio é o cenário principal, esta iniciativa – que já conta com um público fiel – apresenta Nebuchadnezzar Group (14 de Agosto), João Frade Jazz Trio (21 de Agosto) e Papa Dragon (28 de Agosto)».

O teatro não foi esquecido, com a companhia “II Acto” a apresentar a comédia “Seu nome próprio Maria”, no Centro Cultural António Aleixo, nos dias 3, 8 e 10 de Agosto, às 21h30.

«Mantendo viva a tradição, as feiras e mercados de artesanato e produtos regionais irão percorrer todas as freguesias do concelho, não tendo sido esquecidos os festivais de folclore e as festas populares que, ano após ano, honram as suas padroeiras», destaca também a Câmara de VRSA.

O cartaz integra, de igual forma, atividades para os mais novos, de que são exemplo a Festa da Juventude (12 de Agosto) e os ateliês ambientais nas praias de Santo António, Monte Gordo, Lota e Manta Rota. Destaque ainda para a Noite Branca (20 de Agosto), em Monte Gordo.

A programação de Verão é uma iniciativa desenvolvida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, em parceria com as associações e coletividades locais. Todos os eventos realizados ao ar livre têm entrada gratuita.

O programa completo pode ser consultado aqui.

 



Comentários

pub