Novos horários, reformulação de linhas em alguns percursos e mudanças ao nível das funcionalidades do pagamento digital são algumas das novidades da rede de transportes públicos “Vai e Vem”.
As medidas, que têm como objetivo «melhorar a qualidade do serviço prestado aos utentes», entram em vigor a partir de 1 de Agosto e resultam do contrato de concessão recentemente estabelecido entre o Município de Portimão e a SandBus Transportes, em parceria com a “VAMUS ALGARVE”.
Garantir «um sistema de acessibilidades mais inclusivo e a redução do impacte negativo do mesmo sobre a saúde e a segurança dos cidadãos, em particular dos mais vulneráveis, sem esquecer a redução da poluição atmosférica, do ruído, das emissões de gases com efeito de estufa e do consumo de energia» é ainda um dos objetivos realçados pela autarquia.
Tendo em conta as reivindicações dos passageiros será reforçada a oferta na Ladeira do Vau, Malheiro e Companheira aos sábados, domingos e feriados, o mesmo sucedendo nas ligações a Montes de Alvor.
Foram ainda introduzidos novos serviços noturnos (Largo do Dique – Alvor, via praias), de modo a «responder simultaneamente às necessidades associadas às deslocações por motivos de lazer noturno e dos trabalhadores da hotelaria e similares».
Por sua vez, a linha entre a Escola Secundária Poeta António Aleixo e a Mexilhoeira Grande passa a estruturar três circuitos independentes, «mais simples e diretos» às localidades a servir.
A frota, atualmente composta por 26 viaturas, vai ter ligação à internet por wifi e contará, a partir de Agosto, com dez viaturas elétricas, prevendo-se a substituição gradual da restante frota por autocarros mais ecológicos. Também a identidade visual das viaturas acompanha esta nova fase do “Vai e Vem”, através de uma imagem mais apelativa e dinâmica.
Outra medida inovadora relaciona-se ainda com a disponibilização de soluções que permitam o carregamento de bilhética através da aplicação para smartphones “VAMUS ALGARVE” – Play Google Store APP VAMUS ALGARVE | VAI e VEM PORTIMÃO, e Apple Store APP VAMUS ALGARVE | VAI e VEM PORTIMÃO – sendo ainda facultado um planeador de viagens para dispositivos móveis e um sistema de
bilhética sem contacto, que possibilita, por exemplo, a validação com smartphone, com recurso ao site e à aplicação do serviço público de transporte rodoviário de passageiros “VAMUS ALGARVE”.
Num futuro próximo, de acordo com a Câmara Municipal, serão construídos novos abrigos com entrada USB para carregamento de dispositivos móveis, estando igualmente prevista a criação de um helpdesk para responder a dúvidas e resolver questões relacionadas com o funcionamento dos cartões e a oferta do “Vai e Vem”.
Melhorias em vigor a partir de 1 de Agosto:
Linha 12 | Gare Rodoviária de Portimão – Montes de Alvor
Reforço da oferta na hora do almoço. Simplificação do percurso na zona da Bemposta
Alteração do final do percurso da Rua das Hortas para a Gare Rodoviária de Portimão;
Linha 16 | Largo do Dique – Montes de Alvor (via Quatro Estradas)
Introdução de oferta ao domingo;
Linha 21 | Mexilhoeira Grande – Esc. Sec. Poeta António Aleixo
Reestruturação/divisão da linha em três circuitos (nascente, poente e sul). Também
será alvo de um reforço do número de circulações;
Linha 31 | Largo do Dique – Gare Rodoviária de Portimão
Alteração do percurso com ligação à Gare Rodoviária de Portimão. Também será alvo
de um reforço do número de circulações;
Linha 32 | Largo do Dique – Hospital
Simplificação do percurso, com criação de ligações mais diretas entre o centro de
Portimão e o Hospital do Barlavento (CHUA). Reforço muito significativo do número de
circulações;
Linha 34 | Companheira – EB 2,3/S Bemposta
Simplificação do percurso na zona da Quinta das Oliveiras;
Linha 37 | Praça Manuel Teixeira Gomes – Ladeira do Vau
Desdobramento do percurso em ida e volta, em vez da atual configuração circular.
Introdução da oferta ao domingo, com adoção dos horários praticados ao sábado;
Linha 1P| Largo do Dique – Alvor (via praias)
Reforço da oferta ao sábado, com adoção dos horários praticados ao domingo. Reforço
da oferta ao final da tarde, durante o período de férias. Introdução de oferta no
período noturno, durante a época de férias, alargando o funcionamento regular, de
modo a responder simultaneamente às necessidades associadas às deslocações por
motivos de lazer noturno e dos trabalhadores no setor da economia formado pelo
conjunto dos hotéis, restaurantes e cafés.
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