Vai avançar Avaliação do Impacte Ambiental da futura dessalinizadora do Algarve

Ministro do Ambiente anunciou as medidas anti seca que estão em curso no Algarve e as projetadas para o Alentejo

Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente – Foto: Cátia Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

Já está em curso a contratação da Avaliação do Impacte Ambiental da central de dessalinização que «está em fase de projeto» no Algarve, anunciou esta sexta-feira, dia 22, o ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Falando na conferência de imprensa após a 10.ª reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, que decorreu em Lisboa, o ministro Duarte Cordeiro já tinha revelado que haverá uma redução do consumo de água nos empreendimentos turísticos do Algarve.

O racionamento acordado com os empresários deverá afetar os espaços que têm um “grande consumo de água”, como campos de golfe e espaços verdes.

Segundo nota dos ministérios do Ambiente e da Agricultura divulgada ontem à noite, «a Agência Portuguesa do Ambiente reuniu-se com as associações do setor turístico do Algarve com o objetivo de promover, de forma colaborativa, a redução de consumo de água com os empreendimentos turísticos da região, nomeadamente na rega de campos de golfe e espaços verdes».

O governante acrescentou que, nas «medidas estruturais em curso no Algarve com a implementação do PRR», no âmbito do qual serão investidos 200 milhões de euros para melhorar a eficiência hídrica, já foi adjudicado o «projeto para o reforço do abastecimento e da ligação [da barragem] de Odeleite a partir do Pomarão», no rio Guadiana.

Segundo o responsável pela pasta do Ambiente, estão também «abertos os financiamentos para os projetos de eficiência hídrica» a implementar na região algarvia, nomeadamente para travar as enormes perdas nas redes públicas de abastecimento de água.

Duarte Cordeiro anunciou ainda três medidas de combate à seca para a região Norte, duas delas em Trás-os-Montes.

Quanto ao Alentejo, o governante anunciou que a Agência Portuguesa de Ambiente (APA) «está a culminar as bases do Plano de Eficiência Hídrica» da região, documento que depois será entregue aos ministros do Ambiente e da Agricultura.

Esse Plano, segundo Duarte Cordeiro, conterá «um conjunto de medidas muito significativas», ao nível do «reaproveitamento de água para utilização», das «ligações de barragens» e da «eficiência hídrica no Alentejo».

A reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca contou ainda com a presença de Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação.

O comunicado conjunto, divulgado ontem à noite, acrescentava que «as Direções Regionais de Agricultura e Pescas têm feito a monitorização da evolução do estado das necessidades agropecuárias. Apesar da gravidade da situação, hoje Portugal está mais bem preparado no setor agrícola, no que diz respeito ao armazenamento e gestão da água. É de sublinhar o caso de Alqueva, com disponibilidade acima de 70% e ligações a outras albufeiras, que permite assegurar a campanha de rega na região».

Além disso, acrescentam os dois ministérios, «reduziu-se em 48% o consumo de água para rega (dados recolhidos entre 2002 e 2016) e atualmente 30% da área regada utiliza tecnologia de informação para apoio à gestão da rega, através de sondas de medição de humidade e dados meteorológicos».

Neste contexto, foi ontem aberto um novo aviso (PDR2020) destinado a apoiar a Agricultura de precisão e Eficiência no uso de recursos com uma dotação 24,5 milhões de euros e cujas candidaturas decorrem até 30 de Setembro.

A 27 de Julho será também aberto o aviso para a Eficiência Hídrica do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira e da nova Estação Elevatória, com uma dotação de 30 milhões de euros.

 

 

 

 



Comentários

pub