UAlg tem candidaturas abertas para 15 Cursos Técnicos Superiores Profissionais

A principal novidade para 2022/23 prende-se com a atribuição de 46 bolsas de incentivo, distribuídas por oito CTeSP

A Universidade do Algarve (UAlg) tem candidaturas abertas para 15 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), reforçando a oferta com dois novos cursos: Proteção Civil e Mediação Intercultural. 

A principal novidade para 2022/23 prende-se com a atribuição de 46 bolsas de incentivo, distribuídas por oito CTeSP.

Estas bolsas de incentivo, atribuídas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), traduzem-se num apoio financeiro anual para comparticipação dos encargos com as propinas (609,24 euros).

O curso em Proteção Civil visa formar profissionais capazes de desenvolver, de forma autónoma ou integrados em equipas multidisciplinares, atividades de Proteção Civil nas áreas da prevenção, mitigação e reposição da normalidade face a riscos naturais e ou tecnológicos.

«Já o CTeSP em Mediação Intercultural (regime noturno) pretende fazer convergir diferentes conhecimentos e técnicas para formar profissionais que possam trabalhar junto das comunidades migrantes que vivem no nosso país e que enfrentam várias dificuldades e realidades diárias, relacionadas com o choque entre culturas, hábitos diferentes, assim como problemas em termos de comunicação nos hospitais, centros de saúde, escolas, autarquias, espaços culturais e outras instituições públicas ou privadas», explica a UAlg.

A academia algarvia disponibiliza 15 CTeSP nas áreas de Artes, Comunicação e Património; Economia, Gestão e Turismo; Ciências Sociais e da Educação e Engenharias e Tecnologias.

Um CTeSP é um ciclo de estudos que confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Tem a duração de dois anos letivos, constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio.

O titular deste diploma poderá ingressar nos cursos de licenciatura da UAlg, através de concurso especial próprio a si destinado, adquirindo o respetivo grau académico.

Destinam-se a titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente (por exemplo curso profissional ou curso tecnológico); titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior e a candidatos que obtenham aprovação através dos maiores de 23 anos.

 

Candidaturas

1.ª fase: 11 de Julho a 14 de Agosto

2.ª fase: 20 a 25 de Setembro

 



Comentários

pub