UAlg e empresa Mezzegra vão colaborar em investigação de soluções ecológicas

Mezzegra vai também «atribuir bolsas de estudo aos alunos do ISE»

O Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve (UAlg) e a empresa Mezzegra Green Energy, que trabalha na área da descarbonização e produção de energia verde, vão, a partir do próximo ano letivo, colaborar na área da investigação para encontrar novas soluções ecológicas. 

Segundo uma nota enviada às redações, os objetivos passam pela «eliminação progressiva de combustíveis fosseis, para uma redução do consumo de energia, produção de hidrogénio verde, reutilização de água, novos modelos de comunidades de produção e consumo de energia, redução da pobreza energética e criação de novas atividades associadas à descarbonização».

Estabeleceram também como objetivo a diversificação da oferta profissional, apostando nas novas oportunidades que advêm dos requisitos estabelecidos no Pacto Ecológico Europeu, no PNEC, e no RNC2050, que apontam entre vários fatores para a promoção do uso de eletricidade produzida a partir de fontes renováveis locais, no estimulo da criação de condições para aumentar a geração de eletricidade renovável, mobilidade elétrica, resumidamente para uma descarbonização.

Assim, ambas as entidades vão promover e participar em ações de formação em engenharia, mediante programas específicos integrados em Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), mestrados ou seminários do próprio Instituto Superior de Engenharia ou em formações externas e de desenvolvimento profissional, exclusivas para a população universitária ou abertas a participação externa.

Paulo Santos, diretor do Instituto Superior de Engenharia, considera «que os acordos com as empresas são de vital importância pois potenciam o crescimento quer das instituições quer das empresas, ainda mais em novas áreas com grande potencial de crescimento».

Já Paulo Bernardo, CEO da Mezzegra, acredita que «as empresas devem ter a disponibilidade para trabalhar em conjunto com as instituições de ensino, partilhando conhecimento e contribuindo para que os alunos entendam o mercado do trabalho».

Por isso, anunciou na ocasião, a Mezzegra vai também «atribuir bolsas de estudo aos alunos do ISE».

Na assinatura do acordo de colaboração estiveram ainda presentes, por parte do ISE, Luís Oliveira, em representação do Departamento de Engenharia Eletrónica, João Lopes e António Mortal, por parte do Departamento de Engenharia Mecânica e Anabela Cordeiro, responsável pela área de I&D da Mezzegra.

Comentários

pub