Temperaturas superiores a 40ºC e noites tropicais continuam

Situação resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seco, originária no norte de África

As temperaturas superiores a 40°C vão continuar esta quinta-feira, dia 14 de Julho, em grande parte do território, de Portugal Continental, com exceção de alguns locais do litoral, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. (IPMA), em mais um comunicado sobre a persistência de tempo muito quente e muito seco.

Segundo o IPMA, as temperaturas elevadas deverão manter-se até dia 17 nas regiões do interior, com uma diminuição de temperatura no litoral já a partir do dia 15.

Mantém-se a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) na generalidade do território até esta noite de 14 para 15, mas irão continuar nas noites seguintes no interior e no Algarve.

Tendo em conta a previsão meteorológica, sobretudo em relação à temperatura máxima, o IPMA emitiu avisos vermelhos de tempo quente para todos os distritos, exceto Faro, o mais elevado na escala de avisos, que serão desagravados gradualmente, em especial no litoral.

A intensidade do vento será fraca a moderada e predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste, durante a tarde.

Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seco, originária no norte de África, que também traz poeiras do deserto à mistura.

O IPMA acrescenta que, devido a estas condições meteorológicas e à previsão de valores baixos de humidade relativa do ar, temporariamente inferiores a 20% em vastas áreas do interior, o Perigo de Incêndio Rural apresentará as classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve até ao final desta semana.

A boa notícia, pelo menos para quem está de férias na região algarvia, é que, graças ao Sueste forte, a temperatura da água do mar subiu para 23ºC esta quinta-feira e para 24ºC amanhã e no fim de semana.

 

 



Comentários

pub