Serra de São Brás de Alportel acolhe visitantes para umas férias diferentes

No fim de semana de 6 e 7 de Agosto

As “Aldeias de Portugal” convidam todos os interessados a ir até à localidade de Cabeça do Velho, na Serra de São Brás de Alportel, no fim de semana de 6 e 7 de Agosto, para umas miniférias no mundo rural.

Durante estes dias, não vai faltar o contacto com a natureza, cultura, gastronomia, saberes tradicionais e muita música.

A rede de Aldeias de Portugal tem como objetivo principal «estimular o desenvolvimento sustentado e a promoção dos territórios rurais, através da participação dos habitantes das Aldeias na construção e dinamização de um programa de salvaguarda e valorização da aldeia, focado nos diferentes patrimónios locais: edificado, natural e imaterial», frisa a associação In Loco.

No dia 6, as “Férias na Aldeia” iniciam-se às 16h30 com um “Piquenique na Sombra” junto a uma das ribeiras desta serra. Após a receção, os participantes são convidados a fazer um pequeno e pausado percurso pedestres “Entre Vales, Fontes e Memórias da Serra do Caldeirão”, acompanhados por gentes da terra que os levarão até ao recinto da 30ª “Festa de Verão da Cabeça do Velho” para uma atividade de descoberta da gastronomia local, o “Jante Connosco”, num ambiente familiar e festivo onde irá conhecer os sabores e saberes da comida típica da Serra.

A festa continua pela noite com um baile tradicional. 

A programação do dia 7 de Agosto inicia às 9hoo com “pequeno-almoço serrano”. As atividades continuam pelo sobreiral, de forma a dar a conhecer “de onde vem e para onde vai a cortiça” num percurso acompanhado. No final deste passeio, os visitantes poderão participar num atelier onde irão “jogar as mãos à cortiça”.

Além disso, no lugar das Lajes, esperam pelos convidados duas cozinheiras locais “de mão-cheia”, para um “Almoce Connosco”, para terminar estas “Férias na Aldeia” com um momento de partilha de cheiro e de sabores.

O alojamento é gratuito com possibilidade de campismo e caravanismo nos dois dias de Festa no Recinto do Futebol Clube Cabeça do Velho com acesso a WC e balneários.

Quanto aos preços, o pacote de fim de semana para adultos custa 35 euros, o pacote fim de semana de crianças, dos 6 aos 11 anos, é 20 euros, o pacote fim de semana para crianças até aos 5 anos é gratuito , um dia para adultos é 15 euros (não inclui o pequeno-almoço Serrano)  e um dia para crianças é 10 euros (não inclui o pequeno-almoço Serrano).

Quem quiser participar deverá inscrever-se até 31 de Julho aqui, através do email [email protected] ou telefone 289 840 860 / 969.

A iniciativa “Aldeias de Portugal” é promovida pela Associação de Turismo de Aldeia (ATA), composta por várias Associações de Desenvolvimento Local de norte a sul de Portugal, que se juntaram num esforço de cooperação em torno da ideia de potenciar o desenvolvimento e a promoção dos territórios rurais, salvaguardando o estilo de vida das aldeias de Portugal.



Comentários

pub