Seca: PS de Portimão votou em Abril contra medidas que agora em Julho aprovou

Social-democratas portimonenses lamentam a «incoerência» do PS de Portimão

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação – arquivo

O PSD de Portimão diz-se «satisfeito» com as medidas tomadas na semana passada pelo Conselho Intermunicipal da AMAL, para poupar água, que passam pelo fecho das piscinas municipais e pela poupança nas regas de espaços públicos.

No entanto, os social-democratas portimonenses lamentam a «incoerência» do PS de Portimão, que tem a maioria nas várias autarquias, e que, em Abril, na Assembleia Municipal, «votou contra uma proposta igual à que Isilda Gomes votou agora em Julho, favoravelmente, na AMAL».

Em comunicado, o PSD/Portimão recorda que um dos seus deputados municipais, Bruno Candeias, na sessão da AM de 29 de Abril, salientou a necessidade de adaptação à realidade da seca no Algarve. «O que há poucos anos fazia sentido, hoje pode não fazer e temos de adotar novos comportamentos e estratégias para utilizar de forma mais inteligente o recurso água na nossa região», disse então o membro da AM.

No seguimento desta intervenção em sessão pública, como comprova a ata oficial da Assembleia Municipal, nessa mesma sessão, a bancada do PSD de Portimão apresentou «várias propostas que tinham como objetivo a redução inteligente do consumo de água no Município», entre elas a «conversão, por parte da Câmara Municipal de Portimão, da totalidade de relva natural existente em rotundas e similares áreas não utilizáveis por soluções mais sustentáveis, tais como plantas típicas de jardim mediterrânico».

Esta medida, garantem os social-democratas, «representa uma redução no consumo de água potável de 3 a 10 vezes, reduzindo ainda fortemente custos de manutenção e meios afetos, que poderiam ser canalizados para outros espaços que tanto necessitam».

Foi também apresentada, pela bancada municipal do PSD Portimão, nessa mesma sessão de Abril passado, «uma proposta de plantação de 50 árvores autóctones no concelho, em espaços há muitos anos destinados para o efeito, em passeios e áreas de lazer na estrada de Alvor e zona ribeirinha de Alvor, com réplica desta ação em outros canteiros destinados a árvores existentes nas três freguesias».

No entanto, salienta o PSD no seu comunicado de hoje, «foi com surpresa que todo o auditório do Museu de Portimão, onde decorreu esta sessão pública de Assembleia Municipal, viu estas propostas serem chumbadas com exclusivamente os votos contra da bancada do PS».

Por isso, agora, em Julho, «foi com regozijo e satisfação que a Comissão Política e os Autarcas do PSD de Portimão» receberam a notícia da aprovação, por parte dos municípios algarvios, de «medidas conjuntas para fazer face ao grave período de seca que a região atravessa, nomeadamente redução dos dias de rega e cessar a rega dos espaços verdes públicos relvados com reconversão por espécies autóctones com necessidades menores de disponibilidade hídrica».

«Esta medida, aprovada em reunião da AMAL com voto favorável da presidente de Câmara de Portimão, foi precisamente o que proposto pelo PSD em Abril e que teve voto contra do PS Portimão», concluem os social-democratas portimonenses.

 

 



Comentários

pub