Salir no Tempo regressa com edição dedicada à época romana

O “Salir no Tempo” abre as portas às 19h00

O “Salir do Tempo” regressa de 22 a 24 de Julho a esta localidade do interior do concelho de Loulé, desta vez dedicado à época romana. 

Depois de vários anos a retratar o período medieval e a presença islâmica na vila, há agora um novo enquadramento histórico.

Este evento contará com um programa diversificado de animação e recriação histórica, com espaços de uma villae romana, com uma arena onde irão decorrer espetáculos de gladiadores, acampamentos das legiões, a “corte” do imperador e sua guarda de honra, o bailado das ninfas, um mercado romano, artífices a trabalhar ao vivo, animação de rua e artes performativas, cetraria/falcoaria, espetáculos de serpentes e um espaço de “comes e bebes” com o melhor da gastronomia do período romano.

Também a decoração de Salir irá transportar-nos para o período de ocupação romana.

«A organização vai pôr à disposição do visitante o aluguer de fatos e acessórios, por forma a que possam entrar no espírito e na pele das personagens de então», diz a Câmara de Loulé.

A presença romana no concelho de Loulé é mais marcante no litoral, mas a presença romana vai mais além disso.

«Bom exemplo da exploração dos recursos naturais e agrícolas do barrocal e da serra do concelho são os sítios da villa do Espargal com o seu lagar, ou a importante villa da Torrinha com a sua área habitacional e cemitério. Contam-se ainda outros achados como uma inscrição votiva de Salir ou o «pequeno galo de bronze» do Serro dos Negros. Desconhece-se se serão realmente romanos o povoado ou necrópole de Palmeiros ou a mina de Ferro de Fonte Morena», diz a Câmara de Loulé.

O “Salir no Tempo” abre as portas às 19h00. As entradas custam 3 euros (diário) e 5 euros (três dias).

 



Comentários

pub