Ria Formosa: Meia tonelada de resíduos recolhida em Julho na península do Ancão

Voluntários querem voltar para ajudar a reflorestar aquela zona do Parque Natural

Uma centenas de voluntários recolheu na península do Ancão, também conhecida por ilha de Faro, cerca de meia tonelada de resíduos nas zonas lagunar e costeira, numa ação que decorreu ao longo de 21 dias do mês de Julho.

A Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO), que organizou a iniciativa, revela que a meia tonelada era «composta maioritariamente por artes de pesca abandonadas, beatas, embalagens descartáveis de plástico, latas de alumínio, mas também garrafas e até mesmo frascos de vidro».

Estas campanhas de limpeza são realizadas anualmente pela associação no âmbito do seu projeto Ria+ e têm vindo a beneficiar zonas diferentes do Parque Natural da Ria Formosa.

 

«Dado que o nosso principal objetivo com este projeto é contribuir para a valorização do Parque Natural, temos vindo a trabalhar em diferentes zonas como as ilhas da Culatra ou da Barreta, mas tentamos também todos os anos integrar de ações de conservação com outras de sensibilização e de beneficiação de equipamentos coletivos», disse Ricardo Barradas presidente da associação.

Disso são exemplo «as pinturas que começámos em 2021 e terminámos agora para dar mais cor ao centro náutico da praia de Faro», acrescentou.

O balanço destas ações culmina com uma reflexão sobre atividades que poderão ser incluídas na intervenção no próximo ano. «Foi muito chocante saber dos incêndios que aconteceram aqui antes de chegarmos. Quando nos levaram lá fiquei muito impressionada, é muito triste tudo queimado. Eu e as minhas colegas gostávamos de voltar para o ano para ajudar a limpar e reflorestar essa área«, conta Margaux, uma das voluntárias.

A AECO tem contado com o apoio de grupos de escoteiros internacionais que se deslocam a Portugal para participar no projeto Ria+.

A par destas associações internacionais, colaboraram também na edição deste ano o Município de Faro, através do Centro Náutico e do Parque de Campismo da Praia de Faro, o Parque Natural da Ria Formosa, a AIPAR – Associação de Proteção à Rapariga e à Família, e a associação Red Seagull.

 



Comentários

pub