Quercus e CTT lançam nova edição da campanha “Uma Árvore pela Floresta”

Na edição de 2022-2023 está à venda um novo kit, o Loureiro (Laurus nobilis)

A campanha de reflorestação “Uma Árvore pela Floresta” está de volta. A Quercus e os CTT voltam a ser parceiros nesta iniciativa que tem como objetivo permitir que toda a população possa participar na plantação de espécies autóctones em Áreas Protegidas e Zonas Classificadas, em particular nas áreas mais afetadas pelos incêndios.

Na edição de 2022-2023 está à venda um novo kit, o Loureiro (Laurus nobilis), uma árvore de copa densa e folha perene, que pode atingir os 20 metros de altura e uma longevidade de 100 anos.

Em Portugal, a sua distribuição dá-se, principalmente, nas regiões atlânticas, do Minho à Costa Vicentina.

Para Alexandra Azevedo, presidente da Quercus, «no contexto da nova Estratégia Europeia para a Biodiversidade, com o lema muito oportuno “Trazer a natureza de volta à nossa vida”, e em plena Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas 2021–2030 impõe-se, acima de tudo, inverter o ciclo de perturbação e destruição da Natureza e refletir sobre a implementação de soluções que recriem o nosso bosque natural».

«O trabalho em rede para uma regeneração efetiva da nossa Floresta é fundamental pelo que, neste sentido, o projeto “Uma Árvore pela Floresta” é também um convite à ação. Todo o processo de mudança representa um desafio, mas a cooperação entre os vários setores da nossa sociedade facilitará uma transição benéfica para todos», acrescenta.

Segundo João Bento, CEO dos CTT, «é com orgulho que os CTT voltam a ser parceiros da Quercus nesta iniciativa de excelência e de enorme importância para o país».

«Numa altura em que, infelizmente, voltamos a assistir ao drama dos incêndios – e consequentemente a um debate cada vez mais acesso no que toca às alterações climáticas –, o projeto ‘Uma Árvore pela Floresta’ assume especial relevância: ajuda à consciencialização e contribui ativamente para um futuro melhor. É com muita satisfação que temos constatado a forte adesão dos portugueses a esta iniciativa e, este ano, voltamos a apelar à participação de todos. As escolhas de hoje são o futuro do amanhã e está ao alcance de cada um de nós fazer a diferença», diz ainda.

Nesta edição, o kit pode ser adquirido por 4 euros, durante todo o ano nas Lojas CTT do País e online, em ctt.pt, com portes grátis para todo o território nacional.

A 9.ª edição desta iniciativa conta este ano com três embaixadores: o músico Paulo Furtado, mais conhecido por The Legendary Tigerman, a apresentadora de televisão Joana Teles e a atriz e ativista Sandra Cóias, que serão assim os rostos da campanha “Uma Árvore pela Floresta”.

O QR Code do novo kit “Uma Árvore pela Floresta” apresenta um código, com uma mensagem sonora com notícias e instruções para o registo do kit no site www.umaarvorepelafloresta.quercus.pt. O registo permite que os participantes recebam informação sobre as plantações, as espécies autóctones utilizadas, a zona do país onde a árvore vai ser plantada e ainda um convite para integrarem as plantações.

Os kits vendidos são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como por exemplo o freixo, o sobreiro, a azinheira, o medronheiro, o pinheiro-bravo, a cerejeira-brava ou o castanheiro, de entre as espécies a plantar até à primavera do próximo ano. As plantações serão abertas à participação ativa de todos os voluntários/as que se registarem no site da campanha ou através do e-mail voluntá[email protected].

Desde que arrancou a iniciativa, já foram plantadas cerca de 110 mil árvores, através da participação ativa de centenas de pessoas.

 



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