Projeto “Quarteira Decide” é finalista do Prémio de Boas Práticas de Participação

Votação do público decorre até 28 de Julho

O projeto “Quarteira Decide” é finalista da 7ª edição do Prémio de Boas Práticas de Participação, iniciativa lançada pela Portugal Participa – Rede de Autarquias Participativas. 

Depois de o projeto da Freguesia de Quarteira ter ficado em terceiro lugar, em 14 candidaturas, segue agora com mais quatro finalistas para a fase seguinte do prémio. Para que Quarteira saia vencedora, está a decorrer uma votação até 28 de Julho, aqui.

«Este foi um projeto que, graças ao contributo de todos, trouxe mais união, mais harmonia e mais qualidade de vida e bem-estar, a estas zonas residenciais e respetiva comunidade», afirma Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.

«O Quarteira Decide veio demostrar que faz cada vez faz mais sentido envolver a população nas decisões para a melhoria da freguesia. Sermos participativos só nos traz benefícios, quer pela aproximação à comunidade, quer pela união que se constrói entre as pessoas», acrescenta o autarca.

De acordo com a Junta de Freguesia, este projeto colocou os próprios moradores a escolher o melhor para o local onde vivem.

«Em pouco menos de um ano, os moradores dos bairros do IGAPHE, da Checul, da Abelheira e da Amendoeira, foram chamados a participar nesta iniciativa, em que, através de uma metodologia de Orçamento Participativo, puderam decidir e implementar os projetos que consideraram mais importantes e relevantes para a sua comunidade», esclarece a junta em nota de imprensa.

Do projeto derivou a criação de um parque infantil no bairro do IGAPHE, no bairro da Checul foi implementado um mapa de bairro e uma zona de estar, com bancos e máquinas de exercício físico, e na Abelheira e Amendoeira foi criada uma área de lazer através da colocação de uma pérgula, mesas e bancos.



Comentários

pub