Professor de Olhão participa em curso sobre artes para a inclusão de migrantes e refugiados

O curso decorreu de 27 de Junho a 2 de Julho

O professor Pedro Ramalhete, do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão), foi a Florença realizar, no âmbito do programa Erasmus+, um curso sobre “Artes para a inclusão de Migrantes, Refugiados, e Populações desfavorecidas”.

No curso, os professores provenientes da Irlanda, Alemanha, Espanha, Holanda, Grécia e Portugal, aprenderam a utilizar a arte como uma ferramenta para a integração nas turmas de alunos migrantes, refugiados e desfavorecidos nas turmas, e promover o diálogo e a compreensão transcultural.

O curso decorreu de 27 de Junho a 2 de Julho e foram analisados os efeitos e traumas do realojamento, e discutidos os benefícios da criação de arte para a integração das minorias e a reconstrução de comunidades saudáveis em tempos de crise.

Também foram realizadas pinturas, esculturas, colagens, outras formas de arte colaborativas, instalações artísticas, performances (por exemplo, usando objetos encontrados para contar uma história e criar formas não verbais de comunicação).

 



Comentários

pub