Portos de Albufeira e VRSA juntam-se à “Pesca por um Mar Sem Lixo”

Projeto conta já com 931 embarcações, 3953 pescadores e 55 entidades parceiras

Albufeira e Vila Real de Santo António (VRSA) juntam-se à Docapesca, passando a ser um dos 20 portos portugueses a integrar a “Pesca por um Mar Sem Lixo”: com a missão de melhorar a gestão de resíduos a bordo das embarcações de pesca e reduzir o lixo marinho na costa portuguesa, promovendo a melhoria das condições ambientais.

Em Albufeira, a Docapesca tem como parceiros a Associação dos Profissionais de Pesca de Albufeira (APPA), o Município de Albufeira e a Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos e conta com a participação de 26 embarcações e 48 pescadores.

Já em Vila Real de Santo António são oito as embarcações aderentes e 17 pescadores.

“A Pesca por um Mar Sem Lixo” é um projeto integrado num dos compromissos voluntários de Portugal, no âmbito do objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14 -Oceanos das Nações Unidas. «Promover a recolha seletiva dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca, disponibilizando as infraestruturas adequadas para a receção e valorização em terra são os principais objetivos», refere a Docapesca em nota de imprensa.

Até ao momento foram recolhidos mais de 4692 metros quadrados de lixo indiferenciado e mais de 2185 metros cúbicos de embalagens, resultado do trabalho de 931 embarcações, 3953 pescadores, 55 entidades parceiras e 29 organizações de produtores e associações de armadores.

“A Pesca por um Mar Sem Lixo” foi um projeto implementado, em 2016, no porto de Peniche. Em 2017 aderiram os portos da Ilha da Culatra e de Aveiro, seguindo-se Figueira da Foz e Sesimbra, em 2018, Póvoa de Varzim, Setúbal, Matosinhos, Sagres, Portimão, Quarteira, Olhão, Nazaré e Sines em 2019 e Lagos, Viana do Castelo e Cascais em 2020.

O último porto a fazer parte da lista, antes de Albufeira e VRSA foi Ericeira, já em 2022.

A Docapesca – Portos e Lotas S.A. é uma sociedade anónima, de capitais exclusivamente públicos, que integra o setor empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério da Agricultura e Alimentação e pelo Ministério das Finanças.



Comentários

pub