Piscinas de Loulé e Quarteira sensibilizam para a eficiência hídrica

Através de uma peça de teatro

As Piscinas Municipais de Loulé e de Quarteira vão receber uma iniciativa que tem em vista sensibilizar a população para a necessidade de poupar água.

As iniciativas enquadradas no trabalho que o Município de Loulé tem vindo a realizar nesse sentido incluem um espetáculo do grupo ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve destinado aos utentes de ambos os equipamentos desportivos.

“Uma Torneira na Testa” trata-se de um divertido diálogo entre duas personagens, apelando à importância da educação ambiental para o uso consciente da água.

Os espetáculos decorrem dentro de um autocarro estacionado à porta das piscinas, nos dias 23 de Julho, 20 e 27 Agosto, em Loulé, e 17 e 24 de Setembro e 1 Outubro, em Quarteira.

Loulé será o segundo município algarvio a receber a exposição #AÚltimaGota_Algarve, patente ao público de 1 a 31 de Agosto, nas Piscinas de Loulé.

«Este projeto é uma campanha de informação e sensibilização que assenta numa estratégia regional de educação ambiental que congrega os 16 municípios que compõem a região do Algarve e que nasce de uma candidatura da Associação Almargem ao Fundo Ambiental», refere a Câmara Municipal de Loulé em nota de imprensa.

Com as ações, pretende-se conduzir «a uma mudança de atitudes e comportamentos da população, fomentando uma boa gestão do recurso mais precioso do Planeta e necessário à vida, o recurso esgotável que é a água».

«A ideia é que esta iniciativa envolva ativamente as escolas, população residente, empresários, autarquias, organizações não-governamentais e outras instituições públicas ou privadas, sendo adequado para todas as idades», continua a autarquia.

Num momento em que toda a região do Algarve enfrenta os impactos da seca, a Câmara de Loulé alerta que «as projeções indicam que este se irá deparar com a diminuição da precipitação média anual assim como com o aumento da precipitação intensa em períodos curtos, que podem originar cheias e inundações rápidas» e, além disso, «as ondas de calor serão cada vez mais frequentes e intensas, assim como os períodos de seca, que aumentarão a sua intensidade e frequência»

Para dar resposta à emergência atual, a Câmara Municipal de Loulé elaborou um Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca (PMCPS) de Loulé, que será muito em breve apresentado em sede de Assembleia Municipal para aprovação.


Comentários

pub