Penina vai estar em festa com música, caminhadas e até um “Hotel para insetos”

Há muito por onde escolher

A aldeia da Penina vai estar em festa, durante dois dias, com um programa repleto de atividades culturais, artísticas, desportivas e ambientais, este sábado e domingo, 9 e 10 de Julho. 

No dia 9, sábado, às 9h00, o ponto de encontro será no Largo da Fonte da Penina e daqui partirão várias caminhadas: “A volta das Noras da Penina”, conduzida por Vítor Gregório, a caminhada da “Rocha da Pena Norte Quinta do Freixo – Explicação das plantas”, por Alex Morgan da Nature-walks, e que inclui oferta de um conjunto de doces e prova de produtos da Quinta do Freixo.

Às 10h00, haverá uma pequena caminhada de sensibilização de apanha de lixo pela Run-Eco, conduzida por Carla Narciso.

Também às 9h00 arranca o programa de workshops, onde o participante poderá aprender a “Trabalhar a Palma”, com Alice Ramos, e visitar o seu mini museu.

Às 10h00, a artista Manoli Ortiz fará um “Hotel para insetos”, no seu atelier, enquanto que às 10h30, a artesã Sofia Mendes ensinará a fazer um “bálsamo labial”, na Saboaria da Aldeia.

No forno mais conhecido da aldeia haverá uma demonstração de “Como fazer pão no forno de lenha”, por Renato George Marques, a partir das 10h00.

Outro momento deste programa será a realização do batismo e demonstração da cerveja artesanal – Salamandra Penina – produzida com tomilho bela luz (planta autóctone da Rocha da Pena), pela Nova Vida, a partir das 15h00.

Às 16h00, mais uma demonstração acontecerá na Saboaria da Aldeia, “Extração de óleos essenciais”, por Sofia Mendes, enquanto que, às 16h30 e 19h30, a adrenalina sobe com o Workshop “Escalada em Top-Rope”, por David Rodrigues.

Várias exposições espalhadas por diversos pontos da aldeia alimentarão o espirito da descoberta da aldeia.

No caminho para o atelier de Manoli Ortiz, são vários os artistas que irão expor as suas obras, da fotografia à escultura, da pintura às instalações artísticas, com nomes como Charlie Holt, Gladys Farias, Neuza Barbosa, Toin Adams, Yolanda Relinque e Manoli Ortiz.

A comunidade disponibilizou vários utensílios usados nas lides do campo para dar a conhecer o seu nome e utilidade “Palavras com objetos de agricultura algarvia”.

Às 18h00, as ruas da aldeia serão invadidas pelo grupo de dança Fusion Contemporary Dance. Ana Machado, no largo da fonte, contará histórias sobre o património oral algarvio. Depois de provar algumas iguarias preparadas pela Associação de Benafim a festa continua pela noite dentro com vários concertos:

Às 21h00, haverá “Carpideira”, com Helena Madeira na harpa e Ricardo Martins na guitarra portuguesa, seguindo-se, às 22h00, “Gondwana Algarvensis”, por José João Cabrita, João Caiano e João Melro com projeção de imagens de Manoli Ortiz, e, às 23h00, “The Kangaroos Trio”,  por Marc Policarpo voz e guitarra Paulo Carvalho baixo e vozes Rúben Salamanca na bateria e vozes.

O dia 10, domingo, amanhece com a caminhada Trail da Salamandra, com três percursos de 7km, 14km e 23km (inscrições em www.acorrer.pt).

Sofiya Simoty fará o aquecimento dos caminhantes, no Largo da Fonte, e estão previstas várias atividades para os mais pequenos. Às 11h30, hora prevista para a chegada dos atletas, haverá um concerto de Didgetomm por Tomas Caro Alvite, vindo de Santiago de Compostela, com o seu didgeridoo e handpan.

Para fechar em beleza, a festa termina com a entrega de Prémios da Caminhada Trail da Salamandra.

Esta iniciativa conta com os apoios da Associação Portuguesa de Didgeridoo e o apoio do aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira e da União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim.

Comentários

pub