PARTE Summit liga Coimbra e Loulé através da arte contemporânea

Sessão do seminário internacional de arte decorre em Loulé no dia 6 de Agosto

A PARTE Summit vai ligar as cidades e Coimbra e Loulé através da Arte Contemporânea com duas sessões do seminário internacional de arte organizado no âmbito da edição inaugural do programa PARTE Portugal Art Encounters.

O encontro, que se realiza a 30 de Julho em Coimbra e a 6 de Agosto em Loulé, no cineteatro louletano, é uma programação de Joana Mayer, que apresenta um conjunto de palestras, conversas e performances que enquadram e desenvolvem as questões com a colaboração de um painel multidisciplinar de artistas, autores e outros pensadores, também convidados pela organização.

«É impulsionado pela arte contemporânea, mas convoca múltiplas esferas da cultura e do saber, e pretende envolver todas as pessoas com interesse em acompanhar a criação artística na sua relação com a transformação dos territórios e das sociedades» refere o Portugal Art Encounters em nota enviada à redação.

A PARTE Summit irá propor um novo formato de reflexão e partilha de conhecimento, que toma como ponto de partida 12 questões previamente formuladas por algumas das pensadoras e pensadores mais influentes no meio artístico, reunidos em Portugal a convite do programa PARTE.

Em Loulé, o projeto desafia a um momento de reflexões e diálogo.

Andrea Lissoni, diretor artístico Haus der Kunst, em Munique, encerra a sessão com uma questão-ignição para reflexões ecológicas e sociais, que serão acompanhadas pelo cineasta e artista Jorge Jácome.

Solidariedade, colaboração e produção artística na criação de histórias e comunidades, serão alguns dos temas centrais dos questionamentos propostos por Abaseh Mirvali, curadora independente e anterior diretora e curadora-chefe MCASB Museum of Contemporary Art Santa Barbara; Clara Kim, curadora-chefe do MOCA Museum of Contemporary Arts, em Los Angeles; Neringa Bumblienė, curadora no CAC Contemporary Art Centre, em Vilnius, e curadora do Pavilhão da Lituânia 59ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia; Philippe Alain-Michaud, curador no Musée National d’Art Moderne, Centre Pompidou, em Paris; e Sofía Hernández Chong Cuy, diretora do Kunstituut Melly, em Roterdão.

Ao programa da PARTE Summit’22 em Loulé, juntam-se as apresentações especiais do artista Pedro Barateiro; e das artistas Emily Wardill e Inês Netos dos Santos; do sociólogo digital, artista visual e ativista gráfico, Rodrigo Saturnino; da arquiteta, curadora independente e cofundadora do coletivo The Decorators, Mariana Pestana; e de Jesse James, cofundador e diretor artístico do Walk&Talk – Festival de Arte dos Açores.

Os bilhetes para a PARTE Summit’22 podem ser adquiridos na página do PARTE Portugal Art Encounters  e nas bilheteiras físicas ou online do Convento São Francisco e Cineteatro Louletano.

As sessões serão, na sua maioria, apresentadas em língua inglesa sem tradução simultânea. Alguns conteúdos das apresentações terão informações e legendas em português e inglês.



Comentários

pub