Olhão já tem novo porto de recreio após 8,5 milhões de investimento

Há “uma lista de espera de mais de mil pessoas que gostariam de transferir as suas embarcações para o porto de recreio de Olhão”

O porto de recreio de Olhão foi oficialmente inaugurado no sábado, dia 23, dotando a zona poente da cidade de 720 lugares de amarração, bem como de uma zona comercial e lúdica de 2.550 metros quadrados com vista privilegiada sobre a ria Formosa.

A concessão de 35 anos à empresa Verbos do Cais, feita em 2017 pela Docapesca, representa, até à data, um investimento de 8,5 milhões de euros na frente ribeirinha de Olhão.

Segundo António Miguel Pina, presidente da Câmara, com este novo equipamento, a zona ribeirinha de Olhão “aumenta em qualidade e passa a rivalizar com qualquer frente ribeirinha do Algarve.

A requalificação daquela zona incluiu a renovação total dos pontões, a construção de um posto de combustível para barcos, um cais de receção, balneários e outros serviços para os navegantes.

Foi ainda construído um edifício comercial com 2.500 metros quadrados com vista para a Ria Formosa, onde já funcionam restaurantes, bares e outros estabelecimentos comerciais.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Verbos do Cais, a empresa prevê que o investimento chegue aos 10 milhões de euros, quando terminar as obras do futuro estaleiro de apoio e de mais 100 postos de amarração para embarcações.

É que, revelou Ludwig Schlosser, “existe atualmente uma lista de espera de mais de mil pessoas que gostariam de transferir as suas embarcações para o porto de recreio de Olhão”.

A inauguração do porto de recreio contou com a presença de Teresa Coelho, secretária de Estado das Pescas, e ainda dos antigos ministros Ana Paula Vitorino e Eduardo Cabrita. Ana Paula Vitorino, quando era a responsável pelo Ministério do Mar, foi quem presidiu, em Junho de 2017, à assinatura do contrato de concessão.

Na cerimónia, estiveram ainda presentes João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, Vítor Neto, presidente do NERA, Sérgio Faias, presidente do Conselho de Administração da Docapesca,  Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas, e Castelão Rodrigues, diretor regional do ICNF, entre outras personalidades e autarcas.

 

Fotos: Câmara Municipal de Olhão

 

 



Comentários

pub