Piscinas municipais do Algarve fecham no Verão para combater a seca

Agência Portuguesa do Ambiente voltou a reunir-se esta sexta-feira com os autarcas do Algarve

Encerrar as piscinas municipais durante o mês de Agosto e reduzir os dias de rega foram algumas das medidas tomadas esta sexta-feira, 15 de Julho, durante a reunião entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e os autarcas do Algarve para fazer face ao grave período de seca que a região atravessa.

Além de Agosto, as piscinas poderão ainda encerrar todo o mês de Setembro (à exceção das piscinas abertas nos territórios mais do interior).

O encerramento das fontes ornamentais (apenas salvaguardando o tempo mínimo necessário de funcionamento para a sua manutenção), a redução dos dias de rega, e o cessar a rega dos espaços verdes públicos relvados com reconversão por espécies autóctones e com necessidades menores de disponibilidade hídrica fazem também parte das decisões tomadas na reunião do Conselho Intermunicipal da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve) com Pedro Coelho, diretor regional da APA.

«Esta foi uma reunião que veio reforçar a necessidade de cada município sensibilizar a sua população para a gravidade do problema e para a urgência da redução dos consumos de água», refere a AMAL.

De acordo com António Pina, presidente da AMAL, «se o próximo ano hidrológico for igual, a água pode mesmo vir a escassear nas torneiras dos algarvios, em Outubro de 2023».

Em nota de imprensa, a AMAL recorda que, em concertação com os municípios, empresas municipais e empresas concessionárias de exploração e gestão dos serviços públicos de distribuição de água, está a investir no controlo ativo de perdas de água e na reabilitação de infraestruturas, numa das medidas enquadradas no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, financiadas pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

 



Comentários

pub