Incêndios: Motoclube, Governo e Câmara de Faro reúnem-se hoje devido à Concentração

Organização da Concentração e Câmara de Faro estão contra o eventual cancelamento por causa do risco de incêndio

Foto: Hélder Santos | Sul Informação – Arquivo

O Motoclube de Faro, a Câmara Municipal e o Governo têm uma reunião marcada para as 12h00 desta terça-feira, 12 de Julho, para discutir o eventual cancelamento da Concentração Motard devido à situação de contingência imposta pelo perigo de incêndio.

A novidade foi dada ao Sul Informação por José Amaro, presidente do Motoclube de Faro.

Nesta reunião, que decorrerá na Câmara Municipal de Faro, o Motoclube tentará mostrar ao Governo que cancelar a Concentração, que decorre, em parte, numa área de mata de pinheiros, «não é uma hipótese».

«Nós temos um plano de segurança, mas estamos abertos a fazer um reforço ainda maior se o Governo assim o entender», adiantou José Amaro.

A Concentração Motard tem arranque marcado para esta quinta-feira, dia 14. Para o presidente do Motoclube, a dois dias do início do evento «já não há capacidade para parar o processo».

 

José Amaro – Foto: Gonçalo Dourado | Sul Informação – Arquivo

 

«Estamos há um mês a tratar de tudo. Todo o recinto da Concentração está limpo e cuidado. Nós não estamos preparados para um cancelamento, algo que seria um enorme rombo para muita gente», considerou ao nosso jornal.

Em declarações à Antena 1 na manhã de hoje, Rogério Bacalhau também se mostrou contra uma decisão do Governo que envolvesse cancelar o evento.

«Já temos lá [no Vale das Almas] alguns milhares de pessoas, vindas de todo o país e do estrangeiro. É muito complicado, em cima da hora, não realizar a Concentração. Como é que retiramos as pessoas de lá que vieram e não têm onde ficar?», disse.

Segundo o autarca, além de a mata estar «completamente limpa», há outras medidas já tomadas.

«Temos um sistema de bocas de incêndio espalhado por todo o recinto, mais de 60 bombeiros no corpo de voluntários do Motoclube, duas equipas de bombeiros permanente no local, quatro autotanques…», exemplificou.

Rogério Bacalhau já escreveu mesmo a António Costa a pedir para que seja a autarquia a assumir a responsabilidade de tomar uma decisão sobre a Concentração.

Certo é que, da reunião de hoje, espera-se que saiam novidades.

De resto, a situação de contingência, imposta pelo Governo devido ao perigo de incêndio e que proíbe eventos em áreas florestais, já obrigou ao cancelamento do Teatro de Palha, do Lavrar o Mar, na Vilarinha (Aljezur).

Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, Faro está em risco muito elevado de incêndio (o segundo mais grave).

 

 

 



Comentários

pub