MOJU de Olhão faz balanço “muito positivo” da execução do Projeto Bairro Cool

Balanço do primeiro semestre do ano foi festo esta sexta-feira

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão fez um balanço “bastante positivo” daquilo que foi o primeiro semestre do ano de execução do Projeto Bairro Cool. 

A retrospetiva foi dada a conhecer esta sexta-feira, 8 de Julho, dia em que se realizou o Fórum Regional do Algarve do Programa Bairros Saudáveis.

O Projeto Bairro Cool, promovido no âmbito do Programa Bairros Saudáveis e que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Olhão, a UCC Olhar+ e a Assembleia de Jovens Local, tem como objetivo desenvolver um conjunto de iniciativas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos moradores do Bairro Fundo Fomento à Habitação, em Olhão.

Para que tal aconteça, desenvolve a sua ação em torno de quatro áreas centrais: a proteção para a saúde, a promoção de estilos de vida saudáveis, a capacitação dos participantes e a promoção da cidadania.

Entre as atividades desenvolvidas, a MOJU destaca a criação do Gabinete de Bairro, dinamizado em parceria com o Município de Olhão – um espaço livre de custos para os utilizadores.

«Com esta valência, a MOJU pretendeu criar um espaço permanente, de proximidade e de serviço à comunidade, que funciona como uma ponte a outros serviços do concelho, onde os moradores que necessitem são apoiados no acesso a esses serviços, por exemplo em relação a aspetos burocráticos, ou mesmo em relação a aspetos mais simples como a leitura de correspondência», refere a associação em nota.

Além destes aspetos, o gabinete de Bairro é ainda fonte de informação sobre temas de interesse como emprego, educação, formação, saúde, direitos e obrigações sociais.

Em nota de imprensa, a MOJU frisa que Projeto Bairro Cool pretende promover a «dinamização de movimentos que despoletem expetativas positivas acerca do bairro, o desenvolvimento de iniciativas que fomentem hábitos de vida saudáveis e sentimentos de sucesso, a capacitação para a autonomia através de ações com base na educação não-formal e na educação de pares, em parceria com a Assembleia Local de Jovens, e um aumento em literacia para a saúde em parceria com a UCC Olhar+».

Nesse sentido, a atividade Literacia em Saúde já organizou oito sessões para sensibilização em temas relacionados com a saúde e a Covid-19, envolvendo mais de 50 participantes. Nestas sessões foram abordados temas como a prevenção de
doenças cardiovasculares e a violência doméstica, em parceria com a UCC Olhar+, e a sexualidade ou os factos e mitos associados à Covid-19.

No âmbito da atividade Oficinas de Gestão Familiar foram ainda organizadas sete oficinas para adultos e cinco para jovens, envolvendo no total mais de 70 participantes, que analisaram temas como o desperdício alimentar, em parceria com a DECO, a poupança e gestão familiar, em parceria com a PEANUTS Lifestyle, ou coisas mais simples como treino em costura ou dicas para receitas económicas.

No balanço geral, a MOJU aponta que foram obtidos até final de Junho 471 participações nas várias atividades do Projeto Bairro Cool, consistindo num total de 171 participantes distribuídos pelas várias faixas etárias.

O Programa Bairros Saudáveis é um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis, visando sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades, residentes e pessoas ou organizações intervenientes em territórios vulneráveis.



Comentários

pub