Manobradores de máquinas de rasto recebem formação em Silves para ajudar no combate aos incêndios

Ação é promovida pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil

Mais de 50 manobradores de máquinas de rasto das autarquias, e também prestadores privados, estão a participar numa ação de treino operacional, em Silves, «no momento em que se inicia o nível de empenhamento mais expressivo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais do Algarve, que decorre de 1 de julho a 30 de Setembro».

Os elementos que participam nesta formação, promovida pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve, com o apoio do Município de Silves, foram indicados pelos Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC) e pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Segundo o CREPC, «no período da manhã, uma sessão teórica na Biblioteca Municipal versou sobre os temas nucleares do empenhamento destes meios fundamentais no esforço da resposta operacional, nomeadamente no que concerne à organização dos Teatros de Operações, as Comunicações e os Protocolos de Segurança durante o combate, as técnicas e as capacidades de intervenção deste meio complementar, numa plena articulação com todas as forças que concorrem para a rápida extinção dos incêndios rurais».

Já à tarde, começaram os exercícios práticos no terreno com recurso à maquinaria gentilmente cedida pelo SMPC de Silves e ICNF.

O Plano de Operações Regional do Algarve para esta temática «estabelece os mecanismos de mobilização e sustentação logística e operacional destes meios técnicos, sob coordenação da Equipa Tática de Empenhamento de Máquinas de Rastos (ETEMR)».

 



Comentários

pub