Loulé recebe exposição sobre computação e novos media

De 15 de Julho a 10 de Setembro, no Convento de Santo António

“Espaço/Programa” vai estar em exposição no Convento de Santo António, em Loulé, entre 15 de Julho a 10 de Setembro. 

Trata-se de uma iteração de uma exposição patente em Vila Nova de Cerveira, produção da Fundação Bienal de Cerveira, que contou com o apoio do Museu Zer0, agora seu coprodutor, e da Autarquia de Loulé.

A exposição reúne obras de diferentes gerações de artistas portugueses cuja prática incide sobre a computação e os novos media. Em “Espaço/Programa”,  seis criadores recorrem à programação e algoritmos para desenvolver as suas obras.

O Convento contará com trabalhos «em vários formatos e modalidades que exploram o caráter experiencial, situado, performático e experimental da arte computacional, e como a computação traz à arte um conjunto de dualidades — entre digital e analógico, material e imaterial, superfície e subfície, determinismo e imprevisibilidade — que permitem o desenvolvimento de relações estéticas muito características e fundamentalmente participativas, mesmo em contextos que não recorrem à interação», refere a Câmara Municipal de Loulé em nota de imprensa.

A exposição inclui obras como o mapeamento de Ana Carvalho e a instalação bio eletrónica de André Sier, suportadas pela recolha e análise de dados; a dualidade da inteligência artificial ensaiada por João Martinho Moura; as memórias generativas de Mariana Vilanova; a série de esculturas sonoras dialogantes de Pedro Tudela e Miguel Carvalhas, que não depende de software mas sim de um programa incorporado.

Durante a inauguração, que acontece a 15 de Julho, decorrerá uma curta visita guiada à exposição por parte dos curadores e três dos artistas representados na exposição.

A inauguração está marcada para esta sexta-feira, às 18h00. Depois, a exposição pode ser visitada de terça- feira a sábado, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00.



Comentários

pub