Lagos avança com nova etapa na requalificação da Ponta da Piedade

Nova fase da intervenção vai avançar

O projeto e a abertura de concurso para a execução de uma nova empreitada no âmbito da requalificação e valorização do troço de costa entre o Farol da Ponta da Piedade e a Praia do Pinhão foram aprovados, na última reunião da Câmara de Lagos.

A obra está integrada numa candidatura aprovada pelo CRESC Algarve 2020, sendo cofinanciada pelo FEDER.

O município de Lagos anunciou que vai avançar com uma nova empreitada para «dar continuidade ao processo de requalificação e valorização da Ponta da Piedade».

Prevista no anteprojeto global, esta segunda componente de intervenção prevê «o reordenamento da rede viária e das zonas de estacionamento, o tratamento paisagístico de espaços, iluminação pública e a continuação dos passadiços com miradouros a montante e a jusante do troço atualmente em execução, ou seja, entre a Praia D. Ana e a Praia do Pinhão, assim como na área envolvente ao Farol da Ponta da Piedade».

No âmbito desta empreitada, serão igualmente requalificadas «a escadaria de acesso à zona de embarque para os passeios turísticos às grutas da Ponta da Piedade e o acesso ao areal do Pinhão, neste último caso com a instalação de escadaria de madeira».

No que respeita à circulação automóvel e estacionamento, o projeto prevê que o acesso à parte final da Estrada da Ponta da Piedade seja permitido apenas para serviço do Farol, abastecimento e situações de emergência, «criando, em alternativa, dois novos parques de estacionamento localizados mais atrás e suprimindo as bolsas atualmente em utilização».

O primeiro parque, com uma capacidade para 56 veículos ligeiros, ficará situado na lateral esquerda do cruzamento para a Praia do Camilo, transformando o atual acesso ao Camilo numa via de acesso viário condicionado que terminará num novo miradouro.

O segundo parque, que irá nascer uns quantos metros à frente, na lateral direita, a seguir ao atual cruzamento, terá capacidade para 150 veículos ligeiros e 10 autocarros de turismo.

A estrada propriamente dita terá um novo perfil, com duas faixas de rodagem, ciclovia e um passeio lateral para peões, que, em alguns troços, serão partilhados.

Estas informações foram disponibilizadas num primeiro momento aos órgãos políticos do município e, num segundo momento, em sessão pública de apresentação do projeto realizada no passado dia 9 de julho.

«A requalificação e renaturalização desta área tão emblemática, mas sensível, do território concelhio, foi pensada em termos globais de acordo com um anteprojeto que mereceu aprovação das entidades competentes, mas, atendendo à complexidade do processo, que envolveu um mecanismo legal e administrativo de reconhecimento de interesse público e a aquisição de terrenos por parte do município, foi necessário fasear a elaboração dos projetos de execução e a própria intervenção física», explica a Câmara de Lagos.

«Preservar a singularidade ambiental, natural e paisagística global desta parcela do território, implementando um conjunto de soluções que dê igualmente resposta às questões de segurança e conforto dos utilizadores é o grande objetivo desta intervenção municipal», acrescenta.

A 1.ª fase da Requalificação da Ponta da Piedade, desenvolvida no troço de costa entre o Canavial e o Farol da Ponta da Piedade, foi concluída em 2018, «registando, desde então, significativa procura e utilização por parte de residentes e visitantes».

A 2.ª fase, entre o Farol da Ponta da Piedade e a Praia do Pinhão, desdobra-se em três componentes, estando atualmente em execução a empreitada da componente 1, correspondente à construção dos passadiços que, embora já visíveis no local e parcialmente executados, ainda não estão concluídos.

Além dos trabalhos integrados na componente 2, cujo projeto e abertura de concurso de empreitada foram agora aprovados, a Requalificação da Ponta da Piedade engloba uma 3.ª e última componente que corresponde à redefinição da área de atividades económicas atualmente situada junto ao Farol, prevendo-se a sua concentração num único ponto, juntamente com instalações sanitárias e outros serviços de apoio.

Está, ainda, prevista a execução/instalação de um elemento de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, o qual será desenvolvido em processo autónomo.

 



Comentários

pub