Lagos assinala 100 anos da chegada do comboio com colóquio

O evento tem entrada livre

O colóquio “100 Anos da Chegada do Comboio a Lagos ― passado, presente e futuro” realiza-se esta sexta-feira, 29 de Julho, no Centro Cultural de Lagos. 

Os historiadores e investigadores Hugo Silva Pereira e Joaquim Manuel Rodrigues, que integram o primeiro painel de oradores, irão abordar o tema “A longa caminhada do comboio até Lagos” e explicar “As vicissitudes da construção do ramal ferroviário de Lagos (1878 – 1922)”, recuperando a memória sobre o que foi esse acontecimento para Lagos e respetivo contexto geográfico, social, político e económico.

Este painel conta, ainda, com a comunicação de Manuel de Novaes de Cabral, presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário, que dará a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para promover o estudo, a conservação e a valorização do património histórico, cultural e tecnológico ferroviário português.

No período da tarde, os temas em foco estarão, sobretudo, relacionados com a atualidade e o futuro da ferrovia. Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, abordará os desafios que o século XXI coloca ao caminho de ferro.

O objetivo é falar «sobre as prioridades desta entidade em matéria de modernização e desenvolvimento da rede ferroviária nacional, em articulação com os restantes meios de transporte, e a harmonização em geral com a rede europeia», diz a Câmara de Lagos.

Pedro Moreira, vice-presidente da CP, abordará a revitalização do serviço de transporte ferroviário de passageiros.

Haverá também uma comunicação de Eduardo Zúquete, um estudioso da mobilidade, que consagrou grande parte da sua atividade profissional ao sector dos transportes e à investigação operacional aplicada.

«O seu ângulo de análise prende-se com a caracterização do Algarve, que equipara a muitas cidades europeias, e com a questão – a que se propõe dar resposta neste colóquio – sobre o que falta, em termos de transportes, a esta região para que a mesma possa adquirir verdadeiramente a vivência de uma cidade europeia do século XXI», diz a autarquia lacobrigense.

A sessão de abertura deste evento será feita por Hugo Pereira e por Joaquina Matos, respetivamente presidentes da Câmara de Lagos e da Assembleia Municipal de Lagos, enquanto entidades organizadoras das comemorações, e contará, ainda, com a participação de José Apolinário, presidente da CCDR Algarve.

A moderação dos painéis, por seu turno, estará a cargo, no período da manhã, de José António Martins, técnico superior de História da Câmara Municipal de Lagos e, no período da tarde, de Elisabete Rodrigues (jornalista e diretora do Sul Informação).

O evento tem entrada livre, com inscrição prévia a decorrer através de formulário online, acrescendo a possibilidade de inscrição no próprio dia, no local, condicionada apenas à lotação do Auditório.

O programa detalhado das comemorações está disponível aqui.

 



Comentários

pub