ISMAT vai ter um novo mestrado em Reabilitação de Edifícios e Sítios

Estará disponível já no próximo ano letivo

O Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em Portimão, vai ter já no próximo ano letivo mais um novo curso, o mestrado em Reabilitação de Edifícios e Sítios.

O novo mestrado, que acaba de ser acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, pretende, segundo o Instituto,  «responder à necessidade de intervenção nos lugares existentes, patrimoniais ou outros, através de uma visão multidisciplinar da reabilitação de territórios cuja degradação requer uma intervenção integrada, seja no edificado, nas infraestruturas, nos equipamentos ou nos espaços verdes urbanos coletivos».

O metrado terá a duração de três semestres e concilia a vertente teórica, técnica e estética numa pedagogia multidisciplinar, e prática.

O curso será orientado na sua conceção e desenvolvimento pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados pela ONU, no âmbito da Agenda 2030.

«Este Mestrado irá dotar os estudantes das ferramentas fundamentais para o REUSO de edifícios e sítios, apoiando o esforço de Governos e Cidadãos para criar um modelo global de governança que lute contra a pobreza, proteja o ambiente e promova a prosperidade e o bem-estar», frisa o ISMAT.

O curso é dirigido a profissionais que atuam na área da arquitetura, urbanismo ou construção, que pretendam vir a integrar ou formar empresas vocacionadas para reabilitação, gestão, manutenção e conservação do património, ou para o setor imobiliário.

Além disso, «capacita os estudantes para integrarem entidades, regionais ou nacionais, de gestão do património cultural, estruturas municipais ou outros organismos públicos e privados, e, ainda, iniciar ou continuar um percurso de investigação», esclarece ainda o Instituto.

As candidaturas estão abertas até Outubro.


Comentários

pub