IPBeja deverá abrir cursos em Odemira já no próximo ano letivo

Protocolo entre o Instituto Politécnico de Beja e a Câmara de Odemira foi assinado esta sexta-feira na FACECO

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Desporto, Gestão de Organizações Sociais e uma pós-graduação em Turismo Sustentável são os três cursos que o Instituto Politécnico de Beja pretende disponibilizar em Odemira já no próximo ano letivo. 

O protocolo assinado esta sexta-feira, 22 de Julho, na FACECO, entre o Município de Odemira e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), representa, segundo Hélder Guerreiro, presidente da Câmara, «aquilo que é uma perspetiva de futuro no território».

«Queremos muito ter o IPBeja em Odemira e, por isso, tudo faremos para, de alguma forma, corresponder àquilo que são as expectativas dos nossos jovens, criando aqui ofertas de ensino superior para construirmos um caminho de produção de conhecimento no nosso território. Um conhecimento aplicado que, de alguma forma, sirva às empresas e ao desenvolvimento económico e social do nosso território», disse o autarca.

Assim, os cursos técnicos superiores profissionais foram escolhidos de acordo com as necessidades da região e a vontade dos jovens.

Para Maria de Fátima Carvalho, presidente do IPBeja, este acordo tem muita importância para a instituição de ensino. «Isto é já o concretizar de um ensino de proximidade», disse, acrescentando que uma das estratégias é «levar o ensino para onde estão os estudantes».

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Isabel Ferreira, secretária de estado do Desenvolvimento Regional, que esteve também presente na assinatura do protocolo, realçou ainda os benefícios desta assinatura.

«A qualificação é determinante para qualquer estratégia de desenvolvimento regional e os Politécnicos têm feito um trabalho inexcedível naquilo que é a aproximação aos territórios», rematou a secretária de estado.

De acordo com o presidente da Câmara, os cursos serão lecionados, numa primeira fase, na Escola Secundária de Odemira.

O protocolo foi assinado durante a inauguração oficial da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que abriu esta sexta-feira, 22 de Julho, em São Teotónio, e decorre até domingo, 24 de Julho.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

 



Comentários

pub