Incêndio obriga à evacuação de 150 pessoas. 12 foram acolhidas em Salir

Revelou o comandante regional Richard Marques

Richard Marques – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

O incêndio que começou ontem à noite em Gambelas, no concelho de Faro, e avançou depois para a Quinta do Lago, Vale do Lobo e Trafal, já no concelho de Loulé, obrigou à evacuação de 150 pessoas, 12 das quais foram acolhidas na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) de Salir, que está instalada no pavilhão da escola desta localidade, revelou hoje, ao final da tarde, o comandante regional Richard Marques.

Segundo este responsável, que falou com os jornalistas num briefing sobre a evolução deste incêndio que lavra há quase 24 horas, a retirada de pessoas de zonas ameaçadas pelas chamas decorreu sem sobressaltos, «num contexto muito favorável», no que diz respeito à colaboração da população.

Muitas destas pessoas «encontraram soluções junto de familiares e amigos» e até já houve algumas «que puderam voltar a suas casas». Richard Marques salientou, ainda assim, que o regresso a casa será feito gradualmente e conforme «haja as condições necessárias» para que isso aconteça.

Quanto a quem está, neste momento, na ZCAP de Salir, são pessoas «com menos rede que as outras que foram referidas», ilustrou Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

«Na ZCAP, estas pessoas estão a ser apoiadas por quatro assistentes sociais e por dois psicólogos», acrescentou o autarca.

Ao final da tarde, o comandante nacional André Fernandes revelou, num balanço aos incêndios que estão a lavrar no país, que «foram destruídas duas casas» no incêndio de Gambelas.

Richard Marques não confirmou esta informação.

«Neste momento, ainda não fizemos levantamento de danos, não há habitações que tenham sido reportadas ao posto de comando que tenham sido destruídas, essa é uma situação que estamos a avaliar no terreno. A afetação das casas é algo que temos de confirmar», disse.

 

 

 



Comentários

pub