Incêndio de São Marcos fez dois feridos, «todo o dispositivo» continua no terreno

Comandante das operações de socorro confirmou que houve uma casa de segunda habitação danificada.

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Dois operacionais ficaram feridos, sem gravidade, no combate ao incêndio de São Marcos da Serra (Silves). As chamas foram dominadas ao início da manhã desta terça-feira, 26 de Julho, mas «todo o dispositivo» vai permanecer no terreno. Quanto às 82 pessoas deslocadas, «algumas» já estão de regresso a casa. 

No ponto de situação desta manhã, Richard Marques, comandante das operações de socorro, explicou que as chamas provocaram dois feridos: um bombeiro e um operacional da Afocelca, um agrupamento das empresas do grupo Navigator e Altri que apoia o combate aos incêndios florestais.

«Foram situações de pouca gravidade, relacionadas com exaustão, rapidamente resolvidas, apesar de os dois operacionais terem sido transportados para o Hospital de Portimão», adiantou Richard Marques.

Quanto ao dia de hoje, vai proporcionar «um quadro meteorológico muito semelhante ao dos últimos dias», podendo, inclusive, haver «alguma intensificação do vento».

 

Segundo o comandante, há ainda «três pontos quentes: junto à A2, na Carrapateira e na cauda do incêndio» que vão merecer a maior atenção dos operacionais.

Apesar de a contabilização dos danos ainda não estar fechada, Richard Marques confirmou que houve uma casa de segunda habitação danificada.

«Em termos de consequências, ainda não temos a informação: vai agora ser feito o levantamento», adiantou o comndante das operações de socorro. Houve também a «afetação» de uma casa devoluta.

No total, foram evacuadas 82 pessoas, de forma preventiva, devido a este incêndio, das localidades de Azilheira, Corte Peral, Perna Seca, Perna Seca de Cima, Carrapateira, Corte Mourão, Corte Amarelo, Cerro da Zorra e Corte da Zorra.

«Algumas já voltaram; outras continuam ainda a aguardar», enquadrou Richard Marques.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

De resto, o Sul Informação percorreu a estrada entre Boião e Azilheira, locais mais afetados pelo incêndio, onde o rasto de destruição deixado pelas chamas é grande, como se pode ver no vídeo e nas fotos publicadas.

Também foram acolhidas, por parte da Câmara de Silves, cinco pessoas na Escola Básica de São Bartolomeu de Messines, numa Zona de Concentração e Apoio à População. Quatro já regressaram a casa.

Na Santa Casa da Misericórdia de Silves, permanece uma pessoa que estava acamada.

De acordo com Richard Marques, durante a noite foi cumprido o «plano estratégico de ação delineado», tendo-se assistido a um «alívio sobretudo de uma das condicionantes: a humidade do ar».

«Este foi um incêndio excecional e que, naquilo que era o quadro meteorológico, tinha a expetativa de afetar 6 mil hectares, mas será apenas 1/4 dessa previsão, apesar de a contabilização ainda não estar fechada», acrescentou.

Tanto a A2 como o IC1 já foram reabertos à trânsito.

No local, continuam 573 operacionais, apoiados por 200 veículos e seis meios aéreos, que se mantêm no local para as operações de rescaldo.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub