Host Lab põe cientistas e empresas a criar ingredientes inovadores para a Dieta Mediterrânica

Laboratório será inaugurado amanhã

O Host Lab – Hospitality, Sustainability and Tourism Experiences Innovation Lab, um projeto quer pôr a comunidade científica e as empresas a desenvolver, em conjunto, ingredientes inovadores no âmbito da Dieta Mediterrânica, vai ser inaugurado amanhã, dia 15, às 10h00, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) da Universidade do Algarve, em Faro

Este «será um espaço onde se pretende testar propostas, de forma a promover o bem-estar da população local e dos visitantes, aspirando a um destino cada vez mais sustentável», segundo a Universidade do Algarve.

«O Host Lab pretende, assim, ser uma referência de investigação e desenvolvimento aplicado ao turismo culinário e às experiências eno-gastronómicas associadas à Dieta Mediterrânica», acrescentou.

O laboratório vai estudar «as determinantes da experiência e a atmosfera dos lugares, promovendo a avaliação sensorial, junto dos turistas e dos stakeholders, de novos produtos e serviços, com base em recursos e produtos locais, como os cereais, a oliveira, a vinha e outros alimentos, potenciando a qualificação e a diversificação do Algarve como destino turístico sustentável».

O projeto também será apresentado ao Conselho Consultivo, recentemente criado pela ESGHT, e «servirá para dar a conhecer o trabalho de ensino e investigação em curso».

No âmbito do projeto, profissionais da área da hotelaria e turismo foram convidados a realizar dinâmicas de grupo sobre inovação na Dieta Mediterrânica, que tiveram como temas principais “Inovação” e “Ingredientes”, de forma a que mercado e ciência estejam alinhados quanto às suas definições e futuras implementações na sustentabilidade local».

A responsável pelo Host Lab Alexandra Rodrigues Gonçalves, docente da UAlg e investigadora integrada do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs), e é financiado pelo Programa Operacional para o Algarve 2020.

O Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve também integra Projeto, através de um grupo de professoras e investigadoras da área da Engenharia Alimentar, que se encontra a desenvolver um conjunto de novos produtos, que irão ser testados junto dos parceiros da Rota do Petisco, tendo como associada a Região de Turismo do Algarve.

 

 



Comentários

pub