Há médicos e enfermeiros do CHUA que já aceitaram trocar férias por indemnização

«No Verão, há sempre um acréscimo, mas, este ano, temos tido ainda mais pessoas do que é habitual», explicou Paulo Neves

Já houve enfermeiros e alguns médicos a aceitar a proposta do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) para que adiassem as férias, caso estivessem marcadas até 30 de Setembro, para dar resposta ao aumento da procura durante o Verão. Em troca, a administração vai pagar-lhes o triplo pelos dias em que trabalharem.

A garantia foi dada ao Sul Informação por Paulo Neves, vogal do Conselho de Administração do CHUA.

«O prazo termina na terça-feira e, até agora, tivemos mais enfermeiros do que médicos a aceitar», disse.

Esta proposta do CHUA, que foi revelada esta sexta-feira, 22 de Julho, pelo Jornal de Notícias, surge numa altura em que tem havido um «grande aumento da procura das nossas urgências».

«No Verão, há sempre um acréscimo, mas, este ano, temos tido ainda mais pessoas do que é habitual», explicou Paulo Neves.

António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, também já comentou esta decisão do CHUA, dizendo que aconteceu «naquilo que é a autonomia gestionária» do Conselho de Administração.

«O CHUA deliberou no sentido de perguntar e pedir aos profissionais, àqueles que tinham ferias até 30 Setembro, se pretendiam eventualmente suspender ou alterar essas férias, sem prejuízo de as gozarem mais tarde, pudendo trabalhar com vencimento triplo do que normalmente usufruem», disse, em declarações aos jornalistas, em Alpiarça.

O governante sublinhou que só aceita… quem quiser: «haverá profissionais que dirão que sim e outros que dirão que não», disse.

As férias, segundo a proposta do CHUA, podem ser remarcadas até 30 de Abril de 2023.

 

 



Comentários

pub