Há 1 ano que a Odiana põe idosos de Castro Marim a dar a “Volta ao Monte”

Projeto visa «atenuar a inatividade física, mental e o isolamento social dos idosos»

50 milhões de passos e mais de 36 mil quilómetros percorridos, tudo em prol da saúde e do combate ao isolamento. O projeto “Volta ao Monte”, da Associação Odiana, dura há um ano e o impacto na vida dos idosos do concelho de Castro Marim vai começar a ser medido.

Este é um projeto que visa «atenuar a inatividade física, mental e o isolamento social dos idosos», explica a Odiana.

A média de idades dos caminhantes é de 74 anos.

«Revisto em números torna-se bastante elucidativo o impacto deste projeto: uma média de 2,5 km/dia por beneficiário, três localidades, nove percursos diferentes, 12 meses de caminhada, 41 seniores beneficiários. Acrescem ainda trinta e seis mil e quinhentos km’s e cinquenta milhões de passos percorridos pelo total dos idosos», diz a associação.

O primeiro ano de aniversário é também momento de reavaliação do estado geral de saúde e da qualidade de vida dos beneficiários. Neste sentido, nos dias 28, 29 e 30 de Junho, foram desenvolvidos, pela Universidade do Algarve, testes de medição da composição corporal, avaliação da força muscular e estado cognitivo e mental.

Esta reavaliação tem como objetivo efetuar uma primeira análise do impacto das caminhadas no bem-estar dos beneficiários, sendo que os resultados serão divulgados no final do projeto.

O “Volta ao Monte”, que recentemente arrecadou o 2º lugar no «Prémio de Boas Práticas 2022 Algarve Active Ageing», promove, até final deste ano, caminhadas regulares no interior serrano do concelho de Castro Marim, nas localidades de Alta Mora, Furnazinhas e Azinhal.

O projeto promovido pela Associação Odiana, conta com a parceria estratégica do Município de Castro Marim, enquanto investidor social, sendo cofinanciado no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, ao abrigo dos fundos comunitários do CRESC Algarve 2020.

 



Comentários

pub