Festival da Sardinha é «evento gastronómico sustentável»

A marcar a antestreia do Festival da Sardinha, o Município de Portimão promove a recriação da tradicional descarga

Reciclagem, um copo reutilizável e a transformação em fertilizante dos resíduos orgânicos. O Festival da Sardinha, que se realiza de 3 a 7 de Agosto, na Zona Ribeirinha de Portimão, vai ser um «evento gastronómico sustentável». 

O copo reutilizável poderá ser adquirido nos expositores da zona agroalimentar, nas tasquinhas e nos bares ao preço de 1 euro.

Também haverá a utilização de pratos e talheres em materiais sustentáveis, sendo ainda colocados ao longo do recinto vários ecopontos e sinalética de sensibilização, e promovidas e divulgadas iniciativas de caráter ambiental.

Faz igualmente parte desta estratégia a realização de ações de formação e sensibilização direcionadas aos produtores de resíduos (restaurantes e agroalimentares) e aos voluntários que vão colaborar na recolha dos tabuleiros das mesas e na separação do lixo.

No âmbito da atual campanha de sensibilização para a recolha seletiva de resíduos orgânicos, sob o mote “Está na hora!” e integrada no movimento “Portimão Valoriza”, a EMARP marcará presença no Festival com um ‘stand’, onde os munícipes portimonenses podem ficar a saber tudo sobre o projeto, nomeadamente verificar se constam na área piloto e, em caso afirmativo, levantar o seu balde de sete litros.

O projeto, que tem como propósito implementar um sistema de recolha seletiva de resíduos orgânicos no concelho, desenvolvido no âmbito de candidatura aprovada pelo PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), arrancou primeiramente junto dos restaurantes, escolas e instituições particulares de solidariedade social das freguesias de Portimão e Alvor e neste momento já se estendeu à população residencial, através da ativação de 144 contentores de proximidade, junto às ilhas ecológicas.

Os objetivos do projeto-piloto, que abrange 13.836 alojamentos, o equivalente a 19.353 habitantes (35 por cento da população), passam por criar condições para que o Município de Portimão possa cumprir a obrigatoriedade de recolher seletivamente bio resíduos a partir de 1 de Kaneiro de 2024, data em que a recolha seletiva ou a sua separação e reciclagem na origem passa a ser obrigatória para todos os municípios portugueses.

A marcar a antestreia do Festival da Sardinha, o Município de Portimão promove a partir das 9h00 da próxima terça-feira, 2 de Agosto, a recriação da tradicional descarga à canastra da sardinha no cais da cidade, sardinha que posteriormente será confecionada numa sardinhada popular, terminando este dia especial num sunset com música de outros tempos, a cargo dos Lucky Duckies.

Nesta ocasião será evocada a azáfama característica do ambiente da antiga lota, com a acostagem da traineira “Arrifana” e da enviada “Moira” e a participação de meia centena de figurantes, que vestirão a pele dos pescadores, estivadores, compradores, mulheres da salga e irrequietas crianças, que davam vida e colorido ao cais, com transmissão online na página oficial da autarquia.

Após dois anos de interregno devido à pandemia, o Festival da Sardinha regressa assim à zona ribeirinha de Portimão, com uma imagem renovada e uma programação diversificada.

Durante cinco intensos dias, a sardinha assada a pingar no pão voltará a ser rainha, acompanhada pela batata cozida e pela salada à algarvia, servida nos diversos restaurantes da zona entre pontes e nas barraquinhas das associações e clubes locais, que disponibilizam mais de mil lugares sentados para degustar este ex-libris gastronómico.

«Toda a zona ribeirinha, entre o Museu de Portimão e a antiga Lota, estará repleta de motivos de interesse, do artesanato à doçaria, com muita animação de rua e música, merecendo destaque os artistas nacionais que passarão pelo palco principal: João Leote com a convidada Marisa Liz (dia 3); David Fonseca (dia 4); Bárbara Tinoco (dia 5); Wet Bed Gang (dia 6); e David Carreira (dia 7)», diz a Câmara de Portimão.

Além do recinto que terá animação no palco Sardinha, junto à restauração, e do palco principal, também haverá animação musical no coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes e no Jardim 1.º de Dezembro, ao mesmo tempo que o espaço infantil Petinga Park irá atrair os mais pequenos à zona da antiga Lota de Portimão.

 



Comentários

pub