Feira da Dieta Mediterrânica regressa com novo palco e sabores de quatro países

A edição deste ano conta, pela primeira vez, com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO

Mais um palco e uma praça onde se vai poder comer pratos típicos de Espanha, Itália, Marrocos e Portugal. Estas são as duas principais novidades da Feira da Dieta Mediterrânica, que regressa de 8 a 11 de Setembro a Tavira. 

O certame foi apresentado esta quinta-feira, 28 de Julho, numa conferência de imprensa realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Tal como é habitual, a Feira da Dieta Mediterrânica volta a ter uma forte componente ligada à gastronomia, ao artesanato, à cultura e aos produtos tradicionais.

A edição deste ano conta, pela primeira vez, com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO.

Em declarações aos jornalistas, Ana Paula Martins, presidente da Câmara de Tavira, explicou que, este ano, se criou mais um palco, «depois do Mercado da Ribeira, para que a Feira pudesse crescer». Esse palco acolherá concertos de música portuguesa.

 

 

Também estão previstos, nos restantes seis palcos, concertos de músicos de Itália, Grécia, Espanha, Croácia, França, Israel e Marrocos, entre muitos outros projetos locais.

Outra das novidades deste ano passa pela criação da Praça da Convivialidade, junto ao Palácio da Galeria.

Nesse local, haverá quatro restaurantes, com «pratos típicos de Itália, Espanha, Portugal e Marrocos», adiantou Ana Paula Martins.

A Feira da Dieta Mediterrânica contará com diversos espaços direcionados às famílias e público infanto-juvenil, com programação na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, Largo do Brincar e Largo D’ Ana.

Além da música, danças e bailes tradicionais e outras artes performativas, haverá exposições, arte digital, cinema, visitas ao património natural e cultural e seminários.

No que diz respeito à parte musical, os destaques vão para os concertos de Mariza (8), Jorge Palma com Marisa Liz (10) e Bárbara Tinoco (11).

 

 

Estão também agendados concertos de nomes como Tomatito (Espanha, dia 9), dos marroquinos Mehdi Nassouli (11) e de Bifolc Trio (França, dia 9).

Neste regresso da Feira da Dieta Mediterrânica, as expetativas são altas.

«Já há quem nos visite de propósito nesta altura e o que queremos é que este fim de semana sirva para celebrar e comemorar a Dieta Mediterrânica, até porque temos muitos motivos para visitar a Feira», disse Ana Paula Martins.

O certame volta a contar com um leque grande de parceiros, como a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Universidade do Algarve, Direção Regional de Cultura, Associação In Loco, Região de Turismo do Algarve, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro) e Vila Real de Santo António.

«Este foi um trabalho de parceria desde sempre e todos têm tido muito gosto em levar este evento para a frente. Desde a primeira reunião, em Fevereiro, quando dissemos que queríamos fazer a Feira, todos os parceiros acolheram a ideia com muito entusiasmo», garantiu Ana Paula Martins.

O certame tem um orçamento de cerca de 350 mil euros.

 

 



Comentários

pub