Faro destaca «oportunidades de cooperação» na receção ao Presidente da República de Cabo Verde

PR carbo-verdiano visitou ainda a Universidade do Algarve e o concelho de Loulé

«Todas as oportunidades de cooperação são muito bem vistas pela autarquia, que deseja valorizar as relações internacionais, sobretudo com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, até porque, sabemos, há muitos imigrantes no nosso concelho e população que já é segunda geração e que são oriundos de Cabo Verde». As palavras são de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, na receção ao Presidente da República de Cabo Verde, que este sábado visitou aquela autarquia, no âmbito da sua visita oficial de cinco dias a Portugal.

O Presidente da República José Maria Neves esteve hoje no Algarve, tendo-se reunido com o autarca Rogério Bacalhau nos Paços do Concelho, para debaterem temas que «possam abrir a porta ao estreitamento de laços entre a autarquia algarvia e este país africano».

O edil farense destacou ainda o facto de o Município de Faro ser membro da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), considerando que, nesse âmbito, existem «múltiplas possibilidades de poder trabalhar em parceria, promovendo sinergias e estabelecendo pontes com Cabo Verde», nomeadamente no que toca ao «combate à pobreza e a implementação de estratégias promotoras do Desenvolvimento Sustentável», como acontece com «outros países dos PALOP, nomeadamente Moçambique e S. Tomé e Príncipe».

 

Rogério Bacalhau referiu-se também à Nova Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (que está em período de consulta pública), expressando o desejo de que a autarquia possa «ter uma palavra quanto ao seu conteúdo», que reforce «os interesses e necessidades de todos os que formam parte da comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa» e sublinhe «a importância da nossa herança cultural e histórica comum, bem como o compromisso e a sensibilização para o crescimento».

A comitiva cabo-verdiana foi presidida pelo chefe de estado José Maria Neves, acompanhado pela primeira-dama Débora Carvalho, pelo ministro das Comunidades Jorge Santos e pelo embaixador da República de Cabo Verde em Portugal Eurico Monteiro, entre outras individualidades.

O Presidente da República visitou ainda, em Faro, a Universidade do Algarve, onde se encontrou com estudantes do seu país, além de ter visitado alguns departamentos da acaddemia.

À tarde, o Presidente José Maria Neves esteve ainda em Loulé, onde manteve um encontro com a comunidade cabo-verdiana aí residente, uma das maiores no país.

O Chefe de Estado cabo-verdiano efetua uma oficial de cinco dias a Portugal (de 27 e 31 de Julho), a primeira, depois de ser eleito em outubro passado e ter tomado posse no mês seguinte.

A visita, realizada a convite do Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, também proporcionou diversos encontros com a comunidade cabo-verdiana radicada em Portugal.

 

 

José Maria Neves nasceu em 1960, em Assomada, Ilha de Santiago, tendo estudado Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, no Brasil, e obtido o doutoramento em Políticas Públicas, no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

Foi Primeiro-Ministro de Março de 2001 a Abril de 2016. Presidiu ao PAICV, o Partido da Independência de Cabo Verde, tendo ganho três eleições legislativas nacionais.

Antes de se tornar Primeiro-Ministro e Chefe do Governo, José Maria Neves foi deputado, presidente do Governo Municipal de Santa Catarina e presidente da Organização da Juventude Amílcar Cabral.

Como profissional, trabalhou na Direção Geral da Administração Pública de Cabo Verde.

 

 



Comentários

pub