Farense Eduardo Guerreiro conquista bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática

Portugal teve a melhor prestação de sempre nesta competição

Eduardo Guerreiro, aluno do 12º ano da Escola Secundária João de Deus, em Faro, conquistou uma medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, que decorreram de 9 a 16 de Julho em Oslo, na Noruega.

O jovem farense foi um dos quatro portugueses a arrecadar medalhas, naquela que, segundo a Sociedade Portuguesa de Matemática, foi «a melhor prestação de sempre de Portugal nesta competição», graças à medalha de prata e as três de bronze arrecadadas por alunos lusos, a que se juntam e duas menções honrosas.

Na competição, na qual participaram cerca de 600 jovens de 104 países, Portugal ficou no lugar 44, à frente de países como a Dinamarca, a Finlândia e a Noruega.

 

 

Além de Eduardo Guerreiro, arrecadaram medalhas Tiago Mourão (Prata), Tiago Marques e Leonardo Tavares (Bronze). Marina Costa e Rafael Inácio mereceram menções honrosas.

A comitiva portuguesa foi chefiada por Joana Teles e teve como tutor António Salgueiro.

Portugal participou pela primeira vez nas IMO em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro (em 2011, 2012 e 2013), oito de prata, 40 de bronze e 42 menções honrosas.

A participação de Portugal nestas competições é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco e a Fundação Calouste Gulbenkian apoiam a realização das Olimpíadas.

 

 



Comentários

pub