DGS recomenda vacina contra o vírus Monkeypox num contexto de pós-exposição

Norma foi publicada esta terça-feira, 12 de Julho

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta terça-feira, 12 de Julho, uma norma relativa à vacinação contra a Infeção Humana por vírus Monkeypox, recomendando a vacina num contexto de pós-exposição, ou seja, para pessoas identificadas como contactos próximos de casos notificados. 

De acordo com a DGS, «a vacinação deve ser realizada nos primeiros quatro dias após o último contacto próximo com um caso, podendo esse período ir até 14 dias se a pessoa se mantiver sem sintomas».

A vacina é recomendada uma vez que «pode prevenir ou atenuar as manifestações clínicas da infeção humana por vírus Monkeypox».

Em nota, a autoridade de saúde frisa ainda que «os contactos próximos deverão ser indicados após a notificação de um caso suspeito para que sejam contactados individualmente e emitida declaração para a vacinação num dos pontos de vacinação definidos por cada região de saúde».

Até agora, Portugal recebeu 2700 doses de vacina contra a Infeção Humana por Vírus Monkeypox e, de acordo com a DGS, as doses doadas pela Comissão Europeia através da HERA (Autoridade de Preparação e Resposta Sanitária) serão distribuídas pelas diferentes regiões do país «de acordo com as necessidades especificas relacionadas com o perfil epidemiológico, que difere de região para região».

Esta medida foi desenvolvida pela Autoridade de Saúde Nacional/Direção-Geral da Saúde, para controlo do surto de infeção humana por vírus Monkeypox, em articulação com a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde – INFARMED, I.P., a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e o Instituto Nacional de Saúde, Doutor Ricardo Jorge (INSA) e com as Administrações Regionais de Saúde (ARS).

A norma da DGS pode ser consultada aqui. 



Comentários

pub