Cursos de verão da UAlg receberam mais de 300 alunos do secundário

Cursos terminaram a 15 de Julho

Os cursos de Verão da Universidade do Algarve, que terminaram a 15 de Julho, receberam mais de 300 alunos do secundário de todos os concelhos do Algarve e quase todos os distritos de Portugal Continental. 

Palmela, Montijo, Setúbal, Lisboa, Covilhã, Sintra, Peso da Régua, Vendas Novas, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Mafra, Porto de Mós, Bombarral, Sobral de Monte Agraço, Ourém, Vila Real (Trás-os-Montes) e Isla Cristina foram algumas das localidades representadas.

Nestes cursos de verão os alunos podiam inscrever-se em três modalidades diferentes: “regime residencial” (inclui curso, atividades desportivas, todas as refeições e cinco noites de alojamento), “dia completo” (com participação nas atividades letivas da parte da manhã, nas atividades desportivas da parte da tarde e duas refeições diárias), e apenas “curso” (com participação nas atividades letivas durante a manhã).

Christina Aguilera, que veio da Isla Cristina (Andaluzia, Espanha), optou por fazer o em regime residencial, e teve ainda oportunidade de melhorar o português.

«Gostei muitíssimo, não só do curso, mas também de todas as outras atividades. Aperfeiçoei a língua portuguesa e também fiz muitos amigos e agora não quero ir embora!», disse a jovem.

De Lisboa veio a Inês Fazenda.

«Tinham-me dito que esta experiência ia ser incrível e realmente foi, pois não só cumpriu as expetativas, mas também as excedeu, foi uma experiência incrível em todos os sentidos». Para a aluna, «estes cursos dão-nos uma ideia daquilo que quero ser e seguir e uma noção exata do que é a Universidade, os professores e as atividades práticas».

Já o Bernardo Martins, de Loulé, optou por fazer as duas semanas dos cursos de verão. Neste período, inscreveu-se em atividades diferentes o que lhe permitiu contactar com novas vertentes e faculdades diferentes.

Os cursos destinavam-se exclusivamente a candidatos até aos 18 anos de idade, abrangendo diversas áreas de estudo: Artes e Design, Ciências, Comunicação, Desporto,  Economia, Gestão e Turismo, Engenharias e Tecnologia, Psicologia e Educação, e Saúde.

De acordo com a universidade do Algarve, estes cursos tinham como principais objetivos «reforçar a ligação à sociedade, promover o gosto pelas diversas áreas de ensino e investigação da UAlg e ajudar os jovens na sua escolha vocacional», A iniciativa possibilitou, ainda, «uma vivência mais real da vida académica nos campi e o contacto com estudantes universitários e docentes da Academia».



Comentários

pub