Algarve vai ter consulta de identidade e diversidade de género

Este será o terceiro centro deste tipo a ser criado em Portugal

Nuno Costa|Foto de Arquivo

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai criar, até ao final do ano, uma Consulta de Identidade e Diversidade de Género, direcionada para transexuais. 

O anúncio foi feito no início deste mês por António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, numa visita ao CHUA.

Esta será uma consulta «transdisciplinar» e que trará para o Algarve uma consulta «de grande complexidade».

«A implementação demora algum tempo porque exige uma boa formação e muitas disciplinas e especialidades, mas queremos que esteja a funcionar até ao final deste ano», disse o governante.

Segundo António Lacerda Sales, o CHUA já tem «os recursos humanos»: cerca de uma dúzia de médicos, mas também técnicos e psicólogos, uma vez que se trata de uma consulta multidisciplinar.

 

Ana Varges Gomes – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

O encaminhamento será feito via «médico de família, dando acesso a todos os cidadãos portugueses que o pretendam».

Em declarações aos jornalistas, Ana Varges Gomes, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, explicou que a equipa vai acompanhar «todo o processo» de mudança de género.

«Trata-se de um processo longo: não é de hoje para amanhã. Normalmente leva cerca de dois anos até à transformação cirúrgica da parte do género», exemplificou.

Este será o terceiro centro deste tipo a ser criado em Portugal, depois dos que já existem em Coimbra e no Hospital Santo António, no Porto.

Para Ana Varges Gomes, a ideia é que todos os centros, incluindo o do Algarve, se possam ajudar mutuamente e «discutir os casos».

«Conjugar esforços de todas as unidades só vai ajudar. É com muita alegria que anunciamos esta equipa que dará apoio a toda a região Sul e dar aos nossos doentes a possibilidade de o fazerem aqui, sem terem de se deslocar», concluiu a responsável do CHUA.

 

 



 

Comentários

pub