Castelos e fortalezas algarvios no tempo dos Descobrimentos são tema de conferência em Vila do Bispo

No âmbito do projeto Magallanes_ICC

A conferência “Castelos e Fortalezas do Barlavento Algarvio ao tempo dos Descobrimentos”, proferida por Valdemar Coutinho,  vai ser promovida pela Direção Regional de Cultura do Algarve no Centro Cultural de Vila do Bispo, na sexta-feira, dia 8 de Julho, entre as 17h30 e as 19h30.

Esta será a próxima atividade do projeto Magallanes_ICC, no âmbito do qual também se realizará uma oficina criativa de design territorial, dinamizada por Alexandra Santos, no dia 12, na Fortaleza de Sagres, à mesma hora.

A conferência dá início ao ciclo de Encontros de História que a DRCAlg pretende promover com o mote do projeto Magallanes_ICC e «vem dar a conhecer alguns dos mais importantes elementos do património militar algarvio, procurando compreender o seu papel nas condições de vida das populações na época dos Descobrimentos e nos tempos que se seguiram», segundo a direção regional.

Na oficina criativa do dia 12, a proposta será trabalhar o mesmo tema sob uma diferente abordagem, «recorrendo a técnicas de design territorial para estimular o surgimento de novas ideias a aplicar na criação e/ou desenvolvimento de produtos ou serviços no âmbito das Indústrias Culturais e Criativas, valorizando a identidade local e o território como um todo, e demonstrando, sobretudo, como a divulgação do conhecimento científico, neste caso histórico, pode ser uma base sólida para o florescimento destas novas ideias e pontos de partida para oportunidades de negócio no setor cultural e criativo».

A participação nestas sessões é gratuita, mas sujeita à lotação da sala. Os interessados podem inscrever-se ou solicitar informações através do email [email protected] .

O programa continua a 22 de Julho, em Monchique, com a conferência de Filipe Castro, subordinada ao tema “Construir e armar caravelas algarvias na primeira Modernidade”, seguida de nova oficina criativa de design territorial, no dia 26.

O Magallanes_ICC é um projeto de cooperação transfronteiriça (Interreg), que reúne vários parceiros do Alentejo, Algarve e Andaluzia para trabalhar a temática das Indústrias Culturais e Criativas, com inspiração na passagem dos 500 anos da viagem de circum-navegação iniciada por Fernão de Magalhães, evocando o seu carácter pioneiro, criativo e inovador.

Na qualidade de parceira, a Direção Regional de Cultura está a trabalhar no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves) para estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da “participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI”.

O objetivo é promover uma transferência de conhecimento histórico, validado pela comunidade científica, para o sector cultural e criativo, apresentando-o, tal como ao património associado, como recursos criativos e de potencial económico de interesse para a criação de produtos inovadores, sustentáveis e identitários.

O projeto Magallanes_ICC é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

A sessão de dia 8 conta também com o apoio logístico da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

 

 



Comentários

pub