Campanha para a conservação do cavalo-marinho arranca nas Ilhas da Ria Formosa

Em 15 anos, a população de cavalos-marinhos na Ria Formosa diminuiu mais de 90%

Uma iniciativa para informar o público acerca da população ameaçada de cavalos-marinhos da Ria Formosa acaba de ser lançada pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e pelo Almancil International Rotary Club (AIRC). 

De acordo com o CCMAR, em 15 anos, a população de cavalos-marinhos na Ria Formosa diminuiu mais de 90%, encontrando-se atualmente em risco.

Segundo Joaquim Castelão Rodrigues, diretor regional do ICNF no Algarve, «se considerarmos que a diminuição da população de cavalos-marinhos poderá ser o espelho do desaparecimento de outras espécies comerciais que usam as pradarias para crescimento, abrigo e alimento, e em última instância da perda de biodiversidade da Ria Formosa, estamos perante uma circunstância que requer medidas de todos os cidadãos».

Adelino Canário, diretor do CCMAR e professor da Universidade do Algarve, diz ainda que «há mais de 20 anos que as populações de cavalos-marinhos da Ria Formosa, assim como as pradarias de ervas-marinhas que habitam, têm vindo a ser estudadas pelos cientistas do CCMAR. Hoje temos conhecimento das ameaças que estas espécies enfrentam, qual o valor ecológico que representam, e quais as medidas de conservação que devem ser implementadas urgentemente para manter os ecossistemas da Ria Formosa saudáveis».

Assim, as três entidades decidiram implementar várias medidas para a conservação dos cavalos-marinhos da Ria Formosa, entre as quais informar o público.

Esta campanha de sensibilização, assim como outras medidas que serão implementadas no futuro, insere-se num projeto de conservação apoiado pelo Almancil International Rotary Club.

Klaus Ukens, da equipa, salienta que «para este projeto, contactámos Rotary Clubs da Europa, África e Estados Unidos da América, reunindo doadores de vários pontos do mundo para apoiar este projeto ambiental em Portugal. É um reconhecimento internacional do valor da Ria Formosa e da necessidade de a estudar e proteger. E estamos ansiosos por implementar mais medidas de conservação apoiadas por pessoas de todo o mundo».

Esta é a segunda campanha de sensibilização para a conservação dos cavalos-marinhos realizada com estes materiais e volta a inserir-se no âmbito das medidas determinadas pelo Plano de Salvaguarda dos Cavalos Marinhos, plano este resultante do trabalho de um conjunto alargado de entidades.



Comentários

pub