Campanha contra cocó de cão na rua passa por Loulé

Campanha está patente em formatos digitais, mupis, outdoors, dispensadores de sacos para a colocação de dejetos caninos e transportes públicos

O Município de Loulé faz parte de uma campanha de sensibilização da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) para que os cidadãos não deixem os cocós dos cães nas ruas ou parques públicos.

Águeda, Braga, Cascais, Castelo Branco, Lagos, Loulé, Mafra, Viana do Castelo e Vila Franca de Xira são os municípios envolvidos.

Esta campanha está patente em formatos digitais, mupis, outdoors, dispensadores de sacos para a colocação de dejetos caninos, transportes públicos, entre outros.

Os dejetos caninos são um dos principais problemas de limpeza urbana identificados pelos municípios portugueses, de acordo com o inquérito realizado no âmbito do estudo “Importância e impacto do sector da Limpeza Urbana em Portugal”, apresentado em 2021 pela ALU.

Além da questão visual, «os dejetos caninos podem acarretar problemas de saúde pública, com a propagação de doenças nos seres humanos, e ainda, problemas ambientais, com a contaminação do solo e da água», diz a Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis.

«Os gestores públicos debatem-se com o problema dos dejetos caninos nas cidades desde o século XIX, quando um maior número de pessoas começou a ter animais de estimação nas suas habitações. Apesar das campanhas de sensibilização e outras medidas coercivas que foram sendo implementadas, a verdade é que, hoje, este continua a ser um problema de cidades como Paris, Londres, Nova Iorque ou qualquer cidade portuguesa», observa Luís Almeida Capão, presidente da direção da ALU.

«Hoje, muitos municípios têm equipamentos específicos para a recolha destes resíduos, mas não podemos desresponsabilizar os cidadãos face à tecnologia existente, até porque isso tem impacto significativo nos custos da limpeza urbana», observa o representante da ALU.

Com esta campanha a associação não pretende apenas sensibilizar para a necessidade da tomada de consciência e de ação, por parte dos cidadãos, mas também lembrar que os utilizadores dos espaços públicos podem ter um papel mais ativo, exigindo que os donos dos animais de estimação tenham um comportamento cívico e responsável perante a comunidade.

«As ruas, os parques urbanos e qualquer espaço público é do cidadão e deve ser usufruído em iguais condições por todos. Por isso, cada um tem de ser responsável pelo seu lixo e pelos dejetos dos seus animais», diz Luís Almeida Capão.

Esta campanha, à semelhança de outras protagonizadas pela ALU, foi desenvolvida pela ALU, sendo personalizada para cada um dos municípios associados envolvidos.

 



Comentários

pub