Calor de 40ºC ou mais volta no fim de semana

Litoral Alentejano e Costa Vicentina serão das zonas mais frescas do Continente

A temperatura máxima do ar irá subir de forma acentuada no litoral Norte e Centro no fim de semana, devido à rotação do vento para o quadrante leste nas primeiras horas do próximo sábado, 30 de Julho, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Assim, depois da temperatura máxima subir entre 2 a 4 °C já esta sexta-feira em todo o território (com exceção da faixa costeira onde não haverá variação), as subidas no sábado deverão ser de 5 a 8°C em todo o litoral Norte e Centro, e de 2 a 4°C no restante território do Continente.

No fim de semana, a temperatura máxima deverá atingir valores entre 40 e 42°C nas regiões mais interiores dos vales do Douro e do Tejo, no interior do Alentejo e em alguns locais do Interior Centro.

No restante território, a temperatura máxima irá variar entre 35 e 40°C, sendo entre 25 e 35°C junto à faixa costeira, com os valores mais baixos a ocorrerem no Litoral Alentejano e Costa Vicentina.

A temperatura mínima também irá subir, prevendo-se a ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima superior a 20 °C) entre os dias 30 de Julho e 2 de Agosto em grande parte do interior do território e Sotavento algarvio.

Na próxima segunda-feira, dia 1, há uma tendência de diminuição da temperatura máxima de 3 a 5 °C no Litoral Norte e Centro.

Contudo, o mesmo não se verifica no interior Norte e Centro, onde se prevê a ocorrência de uma onda de calor, desde este sábado até, pelo menos, ao final da próxima semana.

Esta subida de temperatura deve-se ao posicionamento conjunto de uma região depressionária no sudoeste da Península Ibérica e de um anticiclone posicionado sobre ao Açores e que se estende em crista em direção ao Golfo da Biscaia, que favorecem um fluxo predominante do quadrante leste nas regiões Norte e Centro.

 

 

 



Comentários

pub