Bairros Saudáveis do Algarve dão-se a conhecer num Fórum Regional

Em Faro

Os 16 projetos algarvios do Bairro Saudáveis vão estar em foco no Fórum Regional do Algarve deste programa, que decorre hoje, dia 8, a partir das 10h00, na escola de Formação Profissional de Faro, no Areal Gordo, e contará com a participação Fátima Fonseca, secretária de Estado da Saúde.

Este é o último dos cinco Fóruns Regionais realizados de Norte a Sul do país «para partilhar experiências e apresentação dos primeiros resultados dos projetos apoiados pelo programa», segundo a organização.

«Estes fóruns visam ainda iniciar uma avaliação do programa à luz dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030», acrescentam.

Durante os trabalhos do Fórum estará patente a instalação “Mostra o que fazes” com objetos representativos, levados pelos participantes de cada um dos 16 projetos que estão em curso no Algarve.

O Programa Bairros Saudáveis, criado em 2020, «é um programa público, de natureza participativa, multi-setorial, que visa a melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis».

«Constituindo uma política pública transversal a sete ministérios do Governo, sob a coordenação da arquiteta Helena Roseta, o programa apoia, até um máximo de 50 mil euros, 242 projetos apresentados por parcerias locais de base comunitária intervenientes nesses territórios», explicam.

A execução dos projetos iniciou-se em Outubro de 2021, envolvendo mais de 1500 entidades, em todas as regiões do continente, com 28% dos projetos em curso a serem desenvolvidos no interior. Até Dezembro de 2021, «em pouco mais de dois meses, iniciaram-se e desenvolveram-se mais de 850 atividades».

A dotação do Programa, de 10 milhões de euros, é totalmente afeta aos projetos e é assegurada pelo PRR, pelo Fundo Ambiental e pelo Ministério da Saúde. Desta verba, já foram transferidos para os projetos 4,96 milhões de euros.

 

 



Comentários

pub