Associação Questão Repetida celebra chegada do comboio a Lagos com exposições

Com o projeto “Trechos” pretende-se analisar o impacto da chegada do comboio a uma zona isolada e rural e observar a transformação de um século.

Antiga Estação de Lagos

O ciclo “Trechos”, da Associação Questão Repetida, vai assinalar o centenário da chegada do comboio a Lagos, com duas exposições, a serem inauguradas a 27 e 29 de Julho, respetivamente. 

“No Fim Da Linha”, de Telma Veríssimo, será inaugurada no próximo dia 27 de Julho na Feira Doce, onde estará patente até dia 31.

De 1 de Agosto a 31 de Dezembro, poderá ser visitada no Anel Verde.

«Aliada às celebrações do “Centenário da Chegada do Comboio a Lagos” é um projeto fotográfico documental que irá refletir sobre as realidades divergentes da Estação de Lagos e zona envolvente, passados 100 anos da chegada do comboio. A chegada das primeiras carruagens trouxe a promessa de desenvolvimento e prosperidade local, mas, agora, a Estação já não é a mesma», diz a Associação Questão Repetida.

A segunda exposição, chamada “Pouca Terra Pouca Terra”, de Andrea Inocêncio, pode ser visitada nas paredes traseiras dos Edifícios de Apoio da Docapesca de 29 de Julho a 31 de Dezembro.

O objetivo principal dos “Trechos” «é, através da fotografia como instrumento de reconstrução histórica e cultural, construir e simultaneamente recuperar uma memória, através do confronto de um passado de esperança e modernidade, à vulgarização e esquecimento».

Com o projeto “Trechos” pretende-se analisar o impacto da chegada do comboio a uma zona isolada e rural e observar a transformação de um século.

As exposições contam com apoios da Direção-Geral das Artes, Município de Lagos e a Região de Turismo do Algarve.

 

 



Comentários

pub