Apreendidos 160 quilos de pescado e bivalves em Quarteira

Por comercialização sem condições de higiene

A GNR apreendeu esta quarta-feira, 29 de Junho, 160 quilos de pescado por comercialização sem estarem garantidas as condições de higiene, no acesso ao Porto de Pesca de Quarteira.

A apreensão decorreu no âmbito de uma ação de fiscalização no acesso a este Porto de Pesca, «com o objetivo de inspecionar as condições de comercialização de pescado fresco e bivalves fora de estabelecimentos, com especial enfoque na segurança alimentar», frisa a GNR.

No decorrer da fiscalização foram verificados os requisitos de rastreabilidade, condições de temperatura de exposição dos produtos e o cumprimento dos tamanhos mínimos, tendo sido apreendidos 160 quilos de sardinhacarapau e amêijoa-branca. 

Na sequência dessa ação foram identificados dois homens de 57 e 42 anos, e elaborados seis autos de contraordenação.

«Todo o pescado apreendido, após inspeção higienossanitária por parte da autoridade veterinária, foi doado a uma instituição de solidariedade», explica a GNR. 

A GNR recorda que os produtos da pesca colocados no mercado, ou suscetíveis de o ser, devem estar adequadamente rotulados para assegurar a rastreabilidade de cada lote, bem como as condições de higiene para a sua exposição e comercialização do pescado devem ser asseguradas em conformidade com os regulamentos aprovados.

 



Comentários

pub