Antiga Escola da Carrapateira vai ser Centro Cultural e Comunitário

Objetivo é devolver o antigo edifício à comunidade da aldeia

A antiga Escola Primária da Carrapateira, fechada há já vários anos, vai tornar-se no futuro Centro Cultural e Comunitário desta aldeia do concelho de Aljezur.

Para isso, num acordo entre a Câmara Municipal de Aljezur e a Junta de Freguesia da Bordeira, foi desenvolvido o projeto de intervenção no edifício da Escola da Carrapateira.

José Gonçalves, presidente da Câmara, explicou ao Sul Informação que o edifício precisa sobretudo de obras ao nível do telhado, já que as madeiras estão «muito degradadas». Mas a traça do edifício, típica das escolas construídas durante o Estado Novo, «vai manter-se na íntegra», garantiu o autarca.

A intervenção, que deverá custar cerca de 200 mil euros e poderá ser candidatada ao programa Aldeias Rurais, coordenado pela associação Vicentina, pretende criar um «espaço de que as pessoas queiram usufruir» e que poderá acolher «conferências, exposições, encontros», acrescentou José Gonçalves.

Será garantido «o usufruto interior e exterior do espaço, garantindo acessibilidade a utilizadores com mobilidade condicionada».

Haverá também «uma componente ligada às crianças da Carrapateira», disse. No espaço, já existe um equipamento infantil e um polidesportivo que sofreu melhoramentos em 2021.

«O que se pretende é recuperar o edifício, dar-lhe dignidade e colocá-lo de novo ao serviço das pessoas, criando uma dinâmica entre a Junta de Freguesia, a Câmara, o clube local e a própria comunidade», concluiu José Gonçalves, nas suas declarações ao Sul Informação.

 

 

 



Comentários

pub