Algarve e Baixo Alentejo em alerta vermelho devido ao risco de incêndio

Decisão deve-se à intensificação do vento

Nuno Costa|Foto de Arquivo

Os distritos de Faro e de Beja vão estar em alerta vermelho, esta segunda e terça-feira, devido ao risco de incêndio. A informação foi avançada hoje ao início da tarde, em conferência de imprensa, na sede da Proteção Civil, em Carnaxide.

André Fernandes, comandante da Proteção Civil, adiantou que, devido à intensificação do vento, foi decidido «elevar o estado de alerta especial para o dispositivo de combate a incêndios para o nível vermelho nos distritos de Beja e de Faro, durante os próximos dois dias.

Na prática, isto significa que haverá um reforço de meios, quer de bombeiros, quer de militares da GNR, nestes dois distritos.

Apesar do alerta vermelho no Algarve e no Baixo Alentejo, a nível nacional, foi decidido que Portugal não irá voltar à situação de alerta nos próximos dias.

Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Administração Interna, disse que não será necessário «ativar a situação de alerta», ainda que o risco de incêndio se mantenha devido à situação de seca extrema.

Por isso, a governante apelou à «cautela» e à «precaução», porque «todo o cuidado continua a ser pouco».

Mesmo que Portugal não esteja em situação de alerta, pelo menos até à próxima terça-feira, quando a situação volta a ser reavaliada pelo Governo, todo o dispositivo da Proteção Civil mantém-se no terreno com a capacidade máxima.

Além deste alerta vermelho, devido ao risco de incêndio, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera também colocou o Algarve sob aviso laranja, até esta segunda-feira, às 18h00, devido ao tempo quente. Entre as 18h00 de amanhã e as 18 horas de terça-feira, o aviso passa a amarelo.

No distrito de Beja, está também em vigor aviso amarelo, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, até terça-feira, às 18h00.

 

 



Comentários

pub