Albufeira organiza “Férias Inclusivas” para dar resposta às famílias

Até 2 de Setembro

O Município de Albufeira está a organizar, até 2 de Setembro, um programa de atividades lúdicas e terapêuticas para crianças e jovens com necessidades especiais de saúde.

As “Férias Inclusivas” estão a ser frequentadas por 14 participantes que, ao longo da semana, das 9h00 às 16h00, beneficiam de uma programação estimulante e promotor do seu desenvolvimento pessoal, na Escola Fixa de Trânsito, junto ao Mercado Municipal dos Caliços,

A iniciativa está a ser posta em prática pelo terceiro ano consecutivo pela equipa do Espaço Integrar da Divisão de Ação Social do Município de Albufeira e foi pensada tendo em conta a «dificuldade que as famílias têm durante os meses de Julho e Agosto de realizar férias ou terem recursos financeiros para suportar os custos dos campos de férias ou outros programas de atividades para os filhos», refere a autarquia em nota de imprensa.

A experiência foi planeada para as crianças e jovens do município com perturbações do desenvolvimento, incapacidade intelectual e autismo. Do programa constam aulas de capoeira, hip hop, culinária e natação, um curso de “condução de velocípedes”, atividades de jardinagem e manutenção hortícola, bem como, momentos de relaxamento.

Além destas atividades práticas, os 14 participantes vão ainda visitar o Castelo de Paderne, as fontes da ribeira de Alte e o Zoomarine.

«Programas como este são essenciais para um maior e melhor desenvolvimento das capacidades e competências destas crianças. Oferecer lhes momentos diferentes onde possam praticar a sua autonomia é o caminho para terem uma saúde melhor, sentirem-se incluídos na comunidade e, cima de tudo, sentirem-se mais felizes», afirma José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

 



Comentários

pub