Agrupamento de Escolas de VRSA sagra-se campeão de Futsal masculino nos FISEC Games

Portugal esteve representado por quase seis dezenas de jovens atletas

A equipa do Agrupamento Escolar AE Vila Real de Santo António conquistou o 1º lugar no Futsal masculino, nos FISEC Games 2022, que decorreram na cidade de Klagenfurt (Áustria), de 23 a 29 de Julho.

Os alunos de Vila Real de Santo António foram campeões, jogando a final com a Áustria, vencendo categoricamente por 9-2.

Os jovens algarvios integraram o grupo de quase seis dezenas de alunos que representaram o Desporto Escolar português nos FISEC Games 2022.

Portugal foi representado por 57 jovens, distribuídos por 5 equipas, a saber:

Basquetebol (masculino), com o AE Rocha Peixoto (CLDE Porto)
Basquetebol (feminino), com o AE de Ponte de Lima (CLDE Viana do Castelo)
Futsal (masculino), com o AE Vila Real de Santo António (DSR Algarve)
Voleibol (masculino), com o AE Henrique Nogueira (CLDE OESTE)
Voleibol (feminino), com o AE Madeira Torres (CLDE OESTE)

A participação portuguesa obteve excelentes resultados, tendo os desempenhos individuais e coletivos sido considerados, globalmente, de grande qualidade.

Desde cedo os jovens portugueses, enquadrados pelos respetivos professores, «souberam distinguir-se pelo seu empenho, dedicação, espírito desportivo e excelente capacidade de superação», salienta o Desporto Escolar.

Além do desempenho desportivo, de destacar «o excelente espírito de amizade e de entreajuda, o fantástico comportamento ético e de fair play revelada pela comitiva portuguesa».

Neste âmbito, inclusivamente, a jovem Matilde Cerqueira, do AE Ponte de Lima e o Fisioterapeuta André Refacho, foram distinguidos na cerimónia de encerramento, com o prémio de Fair Play, pela postura de permanente colaboração, respeito e atitude de respeito para com os demais intervenientes nos Jogos FISEC.

No último dia dos Jogos, todas as equipas portuguesas estiveram a disputar jogos decisivos e de acesso aos lugares do pódio, «algo que poucos países se podem vangloriar».

Rui Carvalho, coordenador nacional do Desporto Escolar, que chefiou a delegação portuguesa, salientou que o »balanço global é excecional e todos, alunos e professores, estão de parabéns, pelo excelente trabalho levado a cabo ao longo do ano letivo»,

O mesmo responsável assinalou que depois de dois anos condicionados por causa da pandemia, «o desempenho revelado pelas equipas escolares presentes nestes jogos, comprovam a qualidade do trabalho que é desenvolvido no âmbito do Desporto Escolar, nas escolas, de norte a sul do país».

A edição de 2022 dos jogos FISEC reuniu jovens (raparigas e rapazes) nascidos em 2005, 2006 e 2007, oriundos da Alemanha, Áustria, Chile, Flandres, França, Hungria, Holanda, Irlanda, Itália, Malta, Palestina, Portugal, República Checa e Roménia.

As competições decorreram nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futsal, Natação, Ténis de Mesa e Voleibol.

Os jogos em causa são organizados pela FISEC, instituição que reúne todas as entidades nacionais que promovem o Desporto Escolar, sendo Portugal membro efetivo daquela organização.

 
 



Comentários

pub